Irmã Alice

16 de Março de 1920 – 3 de Novembro de 2010

A Irmã Alice nasceu a 16 de Março 1920 em Alqueidão da Serra.

Helena Amália com os pais e irmãosFilha de Manuel Vieira Gomes e de Gracinda Vieira da Rosa, foi batizada na Igreja paroquial de Alqueidão da Serra. Recebeu o nome de Helena Amália Vieira Gomes.

Entrou na Congregação (Dominicanas) a 14 de Outubro de 1941, tendo recebido o hábito religioso no dia 29 de Setembro de 1942. Fez a sua profissão temporária a 2 de Outubro de 1943 e a perpétua a 10 de Janeiro de 1947.

Recebeu o nome de irmã Alice de Jesus Amália.

A irmã Alice passou pelas comunidades do Ramalhão, Leiria, Cardais, Fátima, Guarda e Aveiro.

Grande cozinheira. Foi mestra nessa área. Era sempre zelosa na transmissão dos conhecimentos e solícita na ajuda a todos quantos dela se aproximavam.

A Irmã Alice tinha gosto pelo estudo e leitura da Palavra de Deus como boa Dominicana que era, de tal modo que marcou. Quando não podia ler, pedia que lhe fizessem leitura espiritual. Era muito piedosa e manifestou sempre grande amor a Jesus Eucaristia e através do seu testemunho de vida incentivava as irmãs e as jovens a estarem sempre em oração.

Tinha sempre palavras de conforto e de esperança.

Era simples, humilde, alegre, atenciosa e carinhosa, particularmente com as crianças na casa da Guarda onde esteve nos últimos 25 anos, onde era muito querida. Tinha muito bom senso e sentido crítico, sabendo gerir com equilíbrio as situações mais delicadas. Tinha grande espírito de sacrifício evitando dar trabalho aos outros, mesmo ao longo da doença.

Faleceu em Aveiro no dia 3 de Novembro de 2010, festa de S Martinho de Lima. Esteve consciente até ao fim acompanhando a oração e os cânticos das Irmãs, agarrando o seu crucifixo até expirar na serenidade e na paz.

ir Alzira Ferreira

Esta entrada foi publicada em Biografias. ligação permanente.

2 respostas a Irmã Alice

  1. maria paulino diz:

    Por favor me informe sobre esse movimento e como fazer parte dele

    Gostar

  2. maria paulino diz:

    quero a fita de filha de maria como participar

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!