Foi em 1942 que teve início a atividade do primeiro grupo desportivo e cultural em Alqueidão da Serra.
Depois de vários jogos realizados em terrenos particulares, como por exemplo em Santo Estevão, Vale Peirão e Perulhal e ainda no Chão Nogeira, os jovens sentiram a necessidade de comprar um terreno só para fins desportivos.
Assim surgiu a ideia de comprar o terreno da Chã. Os jovens levaram a cabo várias iniciativas, entre as quais representações teatrais, com cujo proveito haveriam de pagar o terreno.
Em 29 de Abril de 1976 foi fundada a colectividade Centro Cultural e Recreativo, usando, como sede, o edifício da antiga escola primária, a Escola Velha”. Eis o registo notarial :
“Associação Centro Cultural e Recreativo de Alqueidão da Serra
Cartório Notarial de Porto de Mós
Certifico para efeitos de publicação, que por escritura lavrada neste Cartório em catorze de Abril corrente, de folhas oitenta e nove a folhas noventa e uma, do livro de notas para escrituras diversas C – número setenta e quatro, foi constituída uma associação cultural e recreativa, sem fins lucrativos e que se regerá pelos seguintes estatutos:
Capítulo Primeiro:
O Centro Cultura e Recreativo de Alqueidão da Serra é uma associação cultural que visa a nível local o desenvolvimento recreativo e desportivo, com duração ilimitada a partir de hoje, constituído ao abrigo e em conformidade com as disposições aplicáveis do Código Civil e tem a sua sede no lugar e freguesia de Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Mós.
Capítulo Segundo:
A associação terá sócios efectivos maiores e menores, sendo como tal considerados todos os sócios inscritos com as quotas actualizadas.
Capítulo Terceiro:
A associação tem como corpos gerentes: Uma Assembleia Geral, cuja mesa é composta por um presidente e dois Secretários e a quem compete aprovar, dirigir e redigir as actas dos trabalhos das assembleias gerais; a Direcção formada por um Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro, competindo-lhe a gerência social, administrativa, financeira e disciplinar; e o Conselho fiscal com três elementos que fiscalizará os actos administrativos e financeiros da Direcção, verificando as contas e relató-rios e dando pareceres sobre os actos que impliquem aumento da despesas ou diminuição de receitas sociais.
Capítulo quarto:
As receitas são constituídas pelas quotas dos associados e por quaisquer outras receitas eventuais ou permanentes.
Capítulo Quinto:
A associação extingue-se nos casos legais. No caso de dissolução os bens da Associação terão o fim que a Assembleia Geral decidir.
Capítulo Sexto:
No que estes estatutos sejam omissos rege o Regulamento Geral Interno cuja aprovação e alterações são da competência da Assembleia Geral.
Capítulo Sétimo:
Na parte omitida nada há que contrarie as disposições legais vigentes.
Conferida, está conforme o original
Cartório Notarial de Porto de Mós, vinte e três de Abril de mil novecentos s setenta e seis.
O Notário
Ramiro Ferreira das Neves.”
Informações básicas sobre o CCR Alqueidão da Serra
- – Vencedor da Taça de Disciplina, da 2ª Divisão Distrital da AFL em 80/81;
- – Vencedor da Taça José da Silva Oliveira da AFL em 80/81;
- – Campeão Distrital da 2ª Divisão – Zona Sul da AFL em 86/87;
- – Vencedor da Taça de Disciplina, da 1ª Divisão
O CCR tem estatuto de utilidade pública e conta com cerca de cinco centenas e meia de associados.
A sua primeira sede foi no edifício da Escola Velha.
Desenvolvendo maioritariamente o futebol de onze, o CCR iniciou a sua actividade futebolística logo no ano da sua fundação.
Actividade Desportiva
- Nas épocas desportivas 1976/1977 e 1977/1978 participou no Campeonato de Futebol do Oeste.
- Nas épocas de 1978/1979 a 1986/1987 participou no Campeonato Distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Leiria, vencendo o troféu disciplina nas três primeiras épocas
- De 1987/1988 a 1992/1993 participou no Campeonato Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Leiria , tendo sido Campeão da 1º Divisão Distrital na Época de 1992/1993, e subiu à Divisão de Honra em 1993/1994.
- Na época de 1995/1996 conquistou a Taça Distrial de Leiria, com uma finalíssima disputada no campo da União Recreativa Mirense.
- De 1993/1994 até 2000/2001 participou no Campeonato da Divisão de Honra tendo subido à 3ª divisão Nacional no ano de 2001.
- Pela primeira vez na sua história disputou na época de 2001/2002 o Campeonato da 3ª Divisão Nacional Série-D.
- Na época 2002/2003 sagrou-se Campeão distrital da Divisão de Honra, título que ainda não possuía, vindo a integrar o Campeonato da 3ª Divisão Nacional na época seguinte.
- Na época 2003/2004, mais concretamente em 28 de Dezembro de 2003, disputou e ganhou a Super Taça da Associação de Futebol de Leiria no estádio Municipal da Mata nas Caldas da Raínha, com a equipa do Bombarral, com o resultado de 1-0.
- Na época 2003/2004 disputou o campeonato da 3ª Nacional na Série D, registando o facto de ser o único clube com um campo de terra batida, voltando a descer ao campeonato distrital.
- Nas épocas seguintes, até à época de 2011/2012 disputou o campeonato Distrital da Divisão de Honra, voltando a ser campeão distrital na época 2010/2011.
- O CCR abdicou da subida, pelo que na época seguinte 2012/2013 disputou o campeonato distrital da 1ª Divisão, subindo na época 2013/2014 de novo à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Leiria.
- Durante várias épocas o clube teve equipas de Futebol Juvenil, concretamente Escolinhas, Escolas Sub-12, Sub-13, Jevenis e Juniores.
- Na época 1984/1985 participou no campeonato de Futebol Sénior Feminino da Associação de Futebol de Leiria, obtendo um honroso 3º Lugar.
No futebol não oficial o CCR organiza regularmente o Torneio Interzonas, dividindo a freguesia em quatro zonas, torneio este que se efectua em Agosto possibilitando a participação dos emigrantes.
- A equipe dos Veteranos, que tem uma actividade regular, e leva bastante longe o nome do CCR.
- Organiza-se anualmente um ou dois torneios de Futebol de Salão.
- A modalidade de futebol de 7, teve o seu inicio em 2008 com torneios anuais.
Outras Actividades
- Atletismo
- BTT
Festas em Dias Comemorativos
- Dia Mundial da Criança – Trabalhos envolvendo directmente as crianças
- Dia de São Martinho – Magusto
- Carnaval – Desfile de Máscaras e Animação Musical
- Feira do Livro
- Semana Radical
Financiamento
- Junta de Freguesia de Alqueidão da Serra
- Serviços Prestados ao Municipio de Porto de Mós
- Tasquinhas das Festas de São Pedro em Porto de Mós
- Quotas dos Sócios
- Publicidade
- Bilheteira
- Sorteios
- Bar
Património
- Edifício sede composto de sala de espectáculos, Bar, Gabinete da Direcção, Gabinete dos Troféus, Instalações Sanitárias, Sala de Animação, Telheiro para chinquilho, Polidesportivo descoberto e logradouro.
- Campo de Futebol adquirido ao Alqueidão Futebol Clube da Casa do Povo de Alqueidão da Serra, por 50.000,00, conforme escritura celebrada no Cartório Notarial de Porto de Mós em Setembro de 2004. Os custos suportados em partes iguais pelo CCR e pelo Municipio de Porto de Mós. Consta de espaço para a prática do futebol, Balneários para as equipas de jogadores e de arbitragem e Instalações Sanitárias.
- Em Outubro de 2004, com o apoio da população, foram construídos o Bar e as bancadas do topo sul com uma cobertura para cerca de 300 pessoas.
- O relvado sintético foi colocado em Outubro de 2007
Orgãos Sociais
Direcção
- Presidente: António Pereira Carvalho
- Vice-Presidente: José Perfeito Cordeiro
- Tesoureiro: José Carlos Bértolo
- Secretário: Hélder Henrique da Silva Carvalho
- Vogal: João Batista Laranjeiro
Assembleia Geral
- Presidente: Filipe da Conceição Batista
- Secretário: Adolfo da Silva Laranjeiro
- Secretário: Rui Miguel Gomes Rato
Conselho Fiscal
- Presidente: Nuno Henrique Rosa Carvalho
- Vogal: Amaral Correia dos Reis
- Vogal: Bruno Rafael Vieira Carvalho
E SEMPRE BOM LER NOTICIAS DO NOSSO ALQUEIDAO GOSTEI MUITO DE VER A MALTA DO MEU TEMPO , A TODOS O MEU OBRIGADO
GostarGostar