A Confraria de Nossa Senhora do Rosário

Em Portugal, a maioria das confrarias apareceram durante o séculos XII, e eram associações voluntárias, onde se agrupavam os irmãos para um auxílio mútuo, tanto no aspecto material como na componente espiritual.

Na freguesia de Alqueidão da Serra a confraria de Nossa Senhora do Rosário surgiu em 1904, pela mão do padre Francisco Carreira Poças, e embora sem diploma, tinha inscrito como  associados cerca de 150 pessoas, espalhadas pelos diversos lugares da freguesia: Alqueidão, Curral das Vacas, Demó, Vallongo, Casal Duro, Covas Altas, Covão de Oles, Casais dos Vales, Vales e Zambujal.

Todas as pessoas inscritas, que  eram chamados “irmãos de Nossa Senhora”, tinham que pagar 1/8 de trigo cada um.

Um aspecto importante na vida desta confraria está relacionado com a sua base de recrutamento.  Existia uma forte pressão social para que todos os habitantes da freguesia  se inscrevessem na confraria.

Em 2 de Maio de 1909, já com o padre Joaquim Vieira da Rosa, esta confraria foi renovada,  possuindo desde essa altura, diploma passado pelo Geral dos Dominicanos.

O Geral dos Dominicanos é a autoridade suprema da Ordem dos Dominicanos. Encontra-se em Roma, na sede da congregação, e preside aos actos que necessitam da sua autoridade, como a erecção de Confrarias do Rosário. Em 1909 o Mestre Geral dos Dominicanos era o Padre Jacinto Maria Cormier.

A referência obrigatória da confraria era constituída por um altar com as respectivas imagens, altar esse que se poderia situar na Igreja Paroquial, ou na Capela de Nossa Senhora da Tojeirinha

Uma  das principais funções da Confraria de Nossa Senhora do Rosário era a manutenção da igreja paroquial e do culto.

Os confrades pagavam as obras e as despesas da igreja, revezavam-se para conservar os altares em ordem,  e organizavam a festa anual em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Esta entrada foi publicada em Associações Religiosas. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s