Miradouro Jurássico

jurassico

Foi erguido nos dias 27 e 28 de Junho de 1995. É formado por 15 grandes blocos de calcário, tantos quantas foram as principais épocas do período jurássico em que se formaram as rochas predominantes das Serras de Aire e Candeieiros.

Simbolicamente, é uma evocação ao período pré-histórico que deu a esta região inesgotáveis fontes naturais. A pedra tem sido comercializada nos mercados interno e externo sob várias formas: cortada em cubos de vários tamanhos para calcetamentos, brita, pó de pedra, etc.

Situado a cerca de 500 metros de altitude, com ares puríssimos e cheiro a alecrim e rosmaninho, do miradouro de Alqueidão da Serra pode desfrutar-se uma paisagem deslumbrante. Ao pôr do sol em dias de céu limpo pode ver-se o mar a espelhar (a 70 km de distância), bem como o Castelo de Porto de Mós, o Castelo de Leiria, o mosteiro da Batalha e muitos lugares limítrofes.

Para esta obra simples mas significativa, contribuíram a arquitecta Ester Vieira, Francisco Furriel, Manuel Gomes António, Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Porto de Mós, e vários trabalhadores de Pedreiras e Construção Civil do lugar de Alqueidão da Serra.

Fonte: Da Pré-História à Actualidade  – Monografia de Porto de Mós – Francisco Jorge Furriel
 
Cópia 003Cópia 004

Esta entrada foi publicada em Património Arquitectónico com as etiquetas . ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s