Pepino de São Gregório

No Alqueidão, antigamente, o Pepino de São Gregório era utilizado para tratar as dores. Friccionava-se a zona afectada com um preparado que se fazia colocando os pequenos pepinos num frasco com álcool, deixando-os ficar por 24 horas e estava ponto para ser utilizado. Este preparado durava muito tempo sem se estragar.

DSCN6013

Estudos recentes comprovam que esta planta tem outras propriedades medicinais, e para além do tratamento das dores ela pode ser usada externamente contra a ciática, reumatismo e nevralgias.

Esta planta que não é comestível, costuma encontrar-se nas bermas de caminhos, muros, e outros locais próximo das habitações. Os seus frutos, quando estão maduros, rebentarem ao mais pequeno toque espirrando o seu líquido para cima de qualquer pessoa mais distraída.

Esse líquido que os pepinos espirram, quando aplicado, uma gota, em cada narina, é remédio santo para tratar a sinusite.

DSCN6173

O Pepino de S. Gregório” cujo nome científico é Ecballium elatrium, tem uso medicinal, mas deve ser utilizada com muito cuidado porque se trata-se de uma planta venenosa e uma sobredosagem pode provocar a morte. Tem um fortíssimo poder purgativo, e possui capacidades abortivas.

Esta entrada foi publicada em Plantas Medicinais com as etiquetas , , . ligação permanente.

44 respostas a Pepino de São Gregório

  1. Como utilizar o pepino de São Gregorio para câncer?

    Gostar

  2. Manuel diz:

    Se alguém tiver sementes para venda e puder enviar para Azeitão, me informe.
    nelopinto2005@hotmail.com
    Obg.

    Gostar

  3. Dorila Ribeiro diz:

    Boa tarde quantos pepinos se usam para 1 litro de alcool?

    Gostar

  4. Francisco Daniel diz:

    Alguém sabe em que mês é que se podem encontrar as plantas de PEPINOS DE SÃO GREGORIO, com frutos prontos a colher?

    Gostar

  5. Ana Paula de Jesus Silva diz:

    Obrigado pela excelente informação. Vou fazer o preparado para aplicar na minha mãe que tem frequentemente dores de ciática e nós joelhos. A sobre dosagem que refere e que pode ser fatal equivale a quê? Grats

    Gostar

  6. Elsa diz:

    Obrigado pela sua informação

    Gostar

  7. quais as possibilidades de arranjar sementes do pepino sao gregorio

    obrigado

    Gostar

  8. ines.brotas@yahoo.com diz:

    Eu encontrei na feira do Relógio em Lisboa. Um casal que vende ervas aromáticas vendeu-me um saquinho a 1 euro e explicou-me como fazer para aliviar as dores.

    Gostar

  9. Teresa Fonseca diz:

    Boa tarde,

    Estou mesmo desesperada à procura dessa planta. Será que alguém me poderá enviar? é para portugal e o meu email é teresabfonseca@gmail.com

    Muito obrigada,

    Teresa

    Gostar

  10. Ilda estrela marques diz:

    Há dias uma senhora muito simpática,cozinheira num restaurante da Praia de Santo André – Sines-Alentejo,deu-me algumas sementes,mas esqueci-me de perguntar em que altura as devo plantar.
    Alguém me pode ajudar? Muito obrigada.

    Gostar

  11. Bom dia Sr. António Cunha
    è com grande satisfação que leio a S/ mensagem!O SR. Antóio Cunha tem possibilidade de anviar a planta ou já o fruto para a minha morada?Pagos os portes e o que achar por bem debitar.Aguardo o S/ contanto.o meu mail:”laurentina64@hotmail.com”

    Enviei há pouco outra mensagem para o Sr. Carlos Ralheta,que também respondeu que tem esta planta, que tanto procuro….nunca é demais tentar!!
    Melhores umprimentos

    Isabel

    Gostar

  12. Isabel Branco diz:

    Boa tarde! Procuro desesperadamente por esta planta…em tempo deram-me dois frutos e foi remédio santo para a sinusite.Tem como me enviar por correio, nem que seja já em frasco a seiva dos frutos?Grata pela especial atenção, cumprimentos Isabel

    Gostar

    • carlos ralheta diz:

      Eu posso-lhe arranjar as plantas carlosralheta4@gmail.com

      Gostar

    • António Cunha diz:

      Boa noite. Recomendo muito cuidado! Já uma vez tinha usado o líquido puro numa narina, sem problemas. Mas agora – anos depois – escorreu um pouco para a garganta e, passadas horas, a irritação tornou-se enorme, com dores e rouquidão.
      Sobretudo, não deixar escorrer para a garganta e, se acontecer, gargarejar imediatamente.
      Já o preparado para dores nas costas, como é de aplicação exterior, funciona sem problemas.
      Se alguém quiser, tenho sementes e a planta, de flor amarela (pesquisar no google em pepinos de S. Gregório, imagens) dáse em qualquer vaso, mesmo com outras plantas.

      Liked by 1 person

Obrigado pela visita. Volte sempre!