Um ligeiro apontamento de história, no que diz respeito a um dos moinhos da Cabeça, aquele que fica mais do lado do Nascente, e que atualmente se encontra mais degradado: Um dos operários que participaram na sua construção chamava-se Francisco de Matos (Galo), pedreiro de profissão, nos intervalos dos trabalhos agrícolas de sua casa.
Ali empregou ele seus esforços e competência na arte de fazer parede de pedra. Como isto aconteceu pouco depois do seu casamento, o moinho deve ter sido posto a funcionar nos meados da década de 1880.
Os moinhos ergueram-se nos locais onde era possível aproveitar ao máximo a força do vento. Perto deles, situava-se uma pequena construção onde os moleiros depositavam os sacos do grão, e onde guardavam também os sacos cheios de farinha até chegar a altura de serem distribuídos.
Locais onde existiram moinhos
- Na Chã existiam quatro
- Na Tojeira existia um
- No Cão Vermelho existiam dois
- No Maçadal existia um que servia as populações do Curral das Vacas e Bouceiros,
- No Chão Castelo existiam dois
- Na Cabeça existiam dois
Ainda existe um moinho na Chã, e dois na Cabeça.
Para os que não o saibam e, provavelmente será a maioria … estes moinhos estão assentes neste monte, “a cabeça” a uma altitude medida em metros igual a tantos são os dias do ano … 365 metros.
Por este moínho passa também a história (ainda incontável) do Verão Quente …
GostarGostar