Cronologia do Ano 2015

1615 – 2015

Comemorações da Criação da Freguesia

Chegou ao fim o ano em que toda a freguesia comemorou o aniversário dos 400 anos da criação da freguesia e paróquia de Alqueidão da Serra.

Para além das festas tradicionais e das festas dos casamentos, batizados, e bodas de ouro ou prata, este foi um ano cheio de atividades comemorativas que decorreram ao longo de todo o ano, e que foram organizadas pela Junta de Freguesia e pelo Conselho Económico Paroquial,  e nas quais participaram todas as coletividades existentes nesta freguesia.

Janeiro de 2015

Dia 1 – Tradicional procissão até à Capela de Nossa Senhora da Tojeirinha

Antigamente no dia 1 de Janeiro de cada ano tinha lugar a festa em honra de São Silvestre, na Capela de Nossa Senhora da Tojeirinha, à volta da qual  os animais eram levados para darem 3 voltas à Capela e depois eram benzidos pelo pároco da freguesia, numa cerimónia solene no exterior da Capela. Seguia-se a tradicional venda de pinhões.

1 de Janeiro

Dia 4 – Dia de Reis

Este dia é também conhecido como a Festa da Epifania. Foi o dia escolhido para a entrega de prémios de Concurso de Iluminações de Natal organizado pela Junta de Freguesia no Natal de 2014. Hugo Ferraz foi o vencedor. Para a festa foram convidados o Grupo Coral Calçada Romana e o Grupo Fatias Douradas de Alvados.

4 de JaneiroDia 11 – Cenáculo Mariano

Encontro de oração orientada pelo padre Manuel Pedro junto ao nicho de Nossa Senhora nos Casais dos Vales. Terminou com a consagração da Nossa Senhora.

11 de Janeiro

Dia 25 – Tomada de Posse do Conselho Económico Paroquial

O novo Conselho Económico Paroquial (CEP) a vigorar nos próximos três anos, assumiu funções perante a comunidade paroquial.

25 de Janeiro de 2015Fevereiro de 2015

Dia 2 – Dia de Nossa Senhora das Candeias

Durante a celebração da missa deste dia, o Padre Manuel Pedro evocou a bênção para todas as mães, futuras mães e crianças presentes. No final foi oferecida uma lembrança aos bebés, ao que se seguiu um convívio no salão da igreja.

Estavam presentes 7 bebés nascidos entre 2 de Fevereiro de 2014 e 2 de Fevereiro de 2015.

2 de Fevereiro de 2015

Dia 17 – Terça Feira de Carnaval

O Carnaval é uma festa pagã que se comemora em Portugal sempre a uma terça-feira, 47 dias antes do Domingo de Páscoa.

Este dia costuma ser festejado no CCR, no Centro de Dia da 3ª idade e na escola. Este ano as crianças das escolas fizeram um cortejo até ao Campo da Chã, onde passaram a tarde na brincadeira.

17 de FevereiroDia 18 – Quarta Feira de Cinzas

Este dia marca o início da Quaresma. As cinzas que se recebem neste dia lembram aos cristãos o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

18 de Fevereiro

Dia 28 – Teatro

Tratou-se de uma farsa construída a partir de “O Doido e a Morte”, uma peça de Raul Brandão, que foi brilhantemente interpretada pelo grupo de Teatro Olimpo de Ansião.

28 de Fevereiro

Março de 2015

Dia 15 – Zumba Fitness

Uma modalidade que mistura dança e ginástica, elimina calorias e melhora a saúde, o humor e a disposição.

Ao ar livre no Campo da Chã.

zumba

Dia 19 – Dia de São José

Dia do Pai. Festa em honra de São José, o Padroeiro da Freguesia: Os pais participaram na santa missa com as suas crianças. A Igreja estava decorada com cartazes feitos pelas crianças da catequese. No fim da missa houve um convívio no salão da Igreja, onde foi partilhado um grande bolo, decorado com a imagem de São José e o Menino.

Dia de São José

Dia 20 – Dia da Árvore

400 anos – 400 Árvores

Cabeço do Zambujeiro – Bouceiros

  Na preparação desta actividade colaboraram:

  • A Câmara Municipal de Porto de Mós, que cedeu as árvores e o autocarro e que se fez representar neste dia pelo Vereador Rui Marto.
  • O Clube de Caça e Pesca que ajudou na preparação do terreno.
  • O CCR que emprestou as carrinhas.
  • A comunidade escolar e os particulares que se quiseram juntar.

Dia da àrvore

Dia 20 – Conferência: “Criação da Freguesia e Paróquia

No Auditório José da Silva Catarino. Estiveram presentes:

  • Padre Manuel Pedro
  • Padre Frazão,
  • Padre Américo,
  • Padre Luciano Cristino
  • Professor Carlos
  • Filipe Batista (presidente da Junta)

Dia 21 – Casamento de Margarida Rosa

O primeiro casamento na Igreja Paroquial, neste ano de 2015.

Casamento Margarida

Dia 28 – Concerto de Quaresma

Na Igreja Paroquial – Concerto espiritual em que o Coral Calçada Romana interpretou três peças quaresmais, intercaladas com outras três peças brilhantemente executadas a órgão por Sérgio Vicente, organista do Santuário de Fátima.

Concerto de Quaresma

Dia 29 – Domingo de Ramos

Domingo de Ramos é uma festa que por tradição se celebra no domingo antes do dia de Páscoa. Marca o início da Semana Santa. Comemora-se neste dia a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Procissão de Domingo de Ramos

Abril de 2015

Dia 4 – Vigília Pascal

É a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, porque é a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. É realizada nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer do Domingo de Páscoa.

Vigilia Pascal

Dia 18 – 10ª Noite do Fado

A primeira noite de fados que o Grupo Coral Calçada Romana organizou foi em 22 de Abril de 2006 no Restaurante Serra Sol. A partir desta data o Grupo Coral Calçada Romana tem promovido este evento todos os anos. Este ano de 2015 o local escolhido foi o CCR.

Noite de Fados25 de Abril – Conferência “O Verão Quente de 75”

Colóquio no Auditório José da Silva Catarino, orientado por João Gabriel, com a presença de alguns convidados que recordaram como se viveu na nossa terra este período conturbado da história de Portugal.

25 de Abril

Maio de 2015

Dia 3 – Dia da 1ª Comunhão

Dia de festa para as crianças da catequese

Com os seus catequistas as crianças aprenderam alguns princípios e conhecimentos fundamentais da Igreja, nomeadamente os 10 Mandamentos. Para esta celebração religiosa foi necessária a confissão com o sacerdote para estarem preparados receber a Sagrada Eucaristia.

Primeira Comunhão

Dia 10 – Benção da Imagem de São João Paulo II

A imagem de João Paulo II, foi comprada elo Padre Manuel Pedro com os donativos que juntou para o efeito. Esta imagem foi benzida durante a missa do domingo dia 10 de Maio de 2015, e posteriormente colocada à veneração dos fiéis, no altar de Nossa Senhora de Lurdes.

João Paulo II

Dia 31 – Profissão de Fé

Esta festa faz parte das nossas tradições religiosas e antigamente tinha o nome de Comunhão Solene. Ela é a celebração do final da infância, as crianças cresceram e começam uma nova etapa nas suas vidas, e é também um reconhecimento público da comunidade de que a criança recebeu educação cristã.

Profissão de Fé

Dia 31 –  BTT Rota da Pedra

Passeio de Bicicletas (BTT) organizado pelos Destravados e pelo Centro Cultural e Recreativo, com o apoio da Junta de Freguesia.

sem nome

Dia 31 – Encerramento do Mês de Maria nos Bouceiros

Maio – Mês de Maria – Mês das Mães – Mês das Flores

Dedicar o mês de maio  a Maria é uma devoção que nos foi transmitida pelos nossos antepassadosFazem-se orações especiais a Nossa Senhora durante todo o Mês de Maio.

Este ano de 2015 o encerramento do mês dedicado a Nossa Senhora foi nos Bouceiros.

Mês de Maria

Junho de 2015

Dia 7 – Encerramento da Catequese

Inicio das férias grandes. Foram encerradas as atividades da catequese com uma missa campal, no parque de merendas junto à Estrada Romana.

Encerramento da CatequeseDia 7 – Dia da Criança

Para festejar o Dia da Criança, a  Junta de Freguesia organizou uma tarde de brincadeira com muitos divertimentos para as crianças no Campo da Manga Branca.

Dia da Criança

Dia 13 – Dia de Santo António

Neste dia 13, dia de Santo António, ocorreu o aniversário da 2ª aparição de Nossa Senhora em Fátima. Por coincidência foi também o dia do Sagrado Coração de Jesus, data importante principalmente para os membros do Apostolado da Oração.

Para festejar o Dia de Santo António a Junta de Freguesia, em colaboração com o Clube de Caça, Pesca e Tiro do Alqueidão e Reguengo, organizaram um passeio pedestre e sardinhada.

Dia de Santo AntónioDia 14 – Casamento de Tomé Santana

O segundo casamento na Igreja Paroquial este ano de 2015, foi o casamento de Tomé Santana. Nesta cerimónia foi também batizado o seu primeiro filho.

Casamento do Tomé Santana

Julho de 2015

Dia 12 – Aniversário do CCR

12 de Julho foi o dia da comemoração dos 40 anos do CCR. A missa dominical das 11,30 foi pela alma dos sócios falecidos.  O almoço convívio para os sócios foi na sede do CCR.

DSC02562

Dia 12 – Batizado da Jessi

O segundo batizado deste ano. A Jessi recebeu o sacramento do Batismo durante a celebração da missa das 11h30.

sem nome

Dia 17 – Casamento da Ana Raquel

Ocorreu neste dia o terceiro casamento do ano. A noiva decorou a igreja com todos os pormenores, não esquecendo nenhum detalhe, e colocando recordações de momentos que marcaram a sua vida, como por exemplo a vela do seu próprio batismo, a toalhinha de renda da avó, o terço, etc. Os alunos da catequese fizeram uma surpresa à sua catequista, esperando à saída da Igreja para lhe atirar flores e arroz, desejando felicidades.

Casamento da Ana Raquel

Dia 18 – Casamento da Natércia

Quarto casamento do ano. A noiva é dos Casais dos Vales. Os bombeiros, colegas de trabalho do noivo, registaram a ocorrência e vieram todos para a porta da igreja  saudar os noivos.

Casamento da Natercia

Dia 18 – Inauguração da exposição  “Até ao Entardecer”

A Junta de Freguesia inaugurou neste dia a exposição dos trabalhos fotográficos de Ilda Silva, que todos conhecemos por Ilda do Pistola, (por esta ser a alcunha de seu pai). Uma  exposição com fotografias lindíssimas, cujas legendas em verso, no seu  conjunto, formam uma poesia.

Na sessão de abertura e apresentação desta exposição houve um momento de poesia com António Carvalho que apresentou um poema de sua autoria, e também um momento musical com Renato Carvalho.

Exposição de Ilda Silva

Dia  25 – 8º Passeio Pedestre Noturno

Vai na oitava edição o passeio noturno organizado pelo Coral Calçada Romana com a colaboração da Junta de Freguesia de Alqueidão da Serra.

Este ano o inicio foi junto à Capela da Tojeirinha. No final da caminhada houve um lanchinho na sede da Junta de Freguesia.

Passeio Pedestre

Agosto de 2015

Dia 8 – Festa de Aniversário dos nascidos em 1955

Depois da missa de ação de graças pelos 60 anos de vida, celebrada pelo padre Manuel Pedro, seguiu-se a romagem ao cemitério onde foram homenageados todos os colegas do mesmo ano que já faleceram.

Antes do jantar, ainda houve tempo para um lanchinho no Moinho, onde se conversou à volta de uma mesa repleta de coisas boas, tais como, coscorões, bolinhos, beijinhos, tremoços, pevides, grãos torrados, etc. O Jantar foi no Restaurante “A Negra” na Golpilheira.

Nascidos em 1955

Dia 9 – Festa de Nossa Senhora de Fátima no Casal Duro

A tradicional festa do Casal Duro realiza-se anualmente no fim de semana anterior ao da Festa da Senhora do Rosário no Alqueidão.

Festa do Casal Duro

Dias 15, 16 e 17 de Agosto – Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário

Dia 14 – Missa pelas intenções dos Festeiros

A tradicional Festa de Nossa Senhora é organizada pelos que fazem 40 anos no ano de realização da Festa. Este ano foi a vez dos nascidos em 1975.

14 de Agosto

Dia 15 – Sábado da Festa de Nossa Senhora

A animação deste dia de festa contou com a presença do Grupo de Cavaquinhos do Rotary Club de Porto de Mós, do conjunto musical “Zé Café e Guida” e a banda Feedbak do Alqueidão.

Sábado da Festa

Dia 15 – Bodas de Ouro

Purificação e Inocêncio Marto celebraram as suas Bodas de Ouro neste dia 15 de Agosto, sábado das Festas de Nossa Senhora, reunindo toda a família que participou na missa de ação de graças.

Bodas de Ouro de Purificação Marto

Dia 16 – Domingo da Festa de Nossa Senhora do Rosário

Como é da tradição a Banda Filarmónica chegou de manhã cedo e fez a saudação a Nossa Senhora em frente à porta da Igreja. Seguiu depois até à Junta de Freguesia para saudar o Presidente da Junta e iniciou a recolha dos andores pelos diferentes lugares da freguesia.

Domingo de Festa

Dia 17 – Segunda-Feira da Festa de Nossa Senhora

Tradicionalmente a Segunda-Feira da festa é dedicada ao emigrante. Depois da missa tem lugar a procissão com o Santíssimo Sacramento, e a tarde é de arraial.

DSC01774

Dias 15, 16 e 17 – Exposição de Bordados

A exposição com os trabalhos das bordadeiras do Alqueidão esteve aberta no Centro de Dia, durante todos os dias da festa.

Exposição de Bordados

Dia 24 – Festa de São Bento e Santa Quitéria

A festa anual nos Bouceiros em honra de São Bento e Santa Quitéria, ocorre todos os anos no fim de semana seguinte ao da Festa de Nossa Senhora no Alqueidão.

festa-dos-bouceiros

29 de Agosto – Concurso de Fotografia – Entrega de Prémios

A Junta de freguesia promoveu este ano pela primeira vez, um concurso de fotografia sob o tema  “Um olhar sobre o Alqueidão da Serra”. A cerimónia da entrega de prémios teve a participação especial de Barbara Matos.

O primeiro prémio foi para Ilda Silva, o segundo prémio para Filomena Amado e o terceiro prémio foi para a Parede para o Sr. Jorge Francisco Dias R. Gaspar.

Concurso de Fotografia

Dia 29 – Abertura da Exposição “Olhar o Passado”

Neste dia a Junta de Freguesia anunciou a abertura de uma exposição de fotografias que permite olhar para o Alqueidão de antigamente à luz dos dias de hoje. Os locais por onde passamos todos os dias, carregados de histórias, como eram no tempo dos nossos antepassados.

Olhar o Passado

Comemoração dos 400 Anos da Criação da Freguesia e da Paróquia

Dia 30 – Missa transmitida pela TVI

A missa de ação de graças teve a participação do Coral Calçada Romana e foi transmitida em direto pela TVI.

Missa Transmitida pela TVI

Neste dia foi descerrada uma Placa Comemorativa dos 400 Anos de Freguesia e de Paróquia, na parede exterior da igreja paroquial.

Descerramento da placa comemorativaO almoço foi no adro da Igreja. O Conselho Económico Paroquial, com a ajuda dos elementos da Junta de Freguesia e alguns voluntários, prepararam sopa da pedra e frango assado para toda a gente. Almoço no adroVieram dois conjuntos musicais animar o convívio durante a tarde. Aos mais velhos é que lhes foge o pé para o bailarico. Toda a tarde dançaram!

Baile de dia 30 de AgostoDurante toda a tarde deste dia 30 de Agosto esteve aberta uma exposição de fotografia, no salão da igreja, sobre o tema “A vida cristã da freguesia ao longo dos tempos” com fotos antigas e mais recentes dos sacramentos e de toda a vida cristã da comunidade.

Exposição Vida e Conduta CristãSetembro de 2015

Dia 8 – Festa em Honra da Senhora da Saúde – Bouceiros

Esta festa, que se celebra a 8 de Setembro de cada ano, teve origem numa promessa de um antigo habitante dos Bouceiros por Nossa Senhora da Saúde ter poupado muitos dos animais desta população rural, a uma doença dizimadora. Este ano de 2015 o dia 8 de Setembro foi a uma Segunda-Feira. As fotos são de Anabela Vieira do Casal Duro.

Festa da Senhora da Saúde

Dia 13 – Batizado da Matilde

Foi neste dia 13 de Setembro que a Matilde recebeu o sacramento do Batismo.

dsc02275

Dia 19 – CCR – Torneio de Veteranos

O CCR organizou o Torneio Comemorativo dos 400 anos da Freguesia e dos 40 anos de Centro Cultural e Recreativo de Alqueidão da Serra.

Foi no Campo da manga Branca.

A final foi disputada entre GD Pedreiras e CD Ribeirense.Torneio de Veteranos

Dia 20 – Rally Paper

A Junta de Freguesia organizou o Rally Paper comemorativo dos 400 anos de freguesia. Foram 11 as equipas que participaram nesta prova que exigia um conhecimento do património, das pessoas e dos lugares mais afastados da freguesia.

Rally PapeerDia 26 – Bodas de Ouro

Neste dia o ti Fernando e a ti Esperança festejaram 50 anos de casados. Na missa de ação de graças renovaram as promessas feitas no dia do casamento.

Bodas de Ouro de Fernado Carreira Marto

Dia 27 – Batizados

Foram dois os bebés que receberem o sacramento do Batismo neste dia: A Maria,(do Alqueidão), e o Mateus (dos Casais dos Vales).

Batizado da Maria e do Mateus

 Outubro de 2015

Dia 3 – Comemoração do Dia do Idoso

Este foi o dia escolhido para o convívio com os idosos das outras freguesias do concelho de Porto de Mós. Juntaram-se para a Santa Missa ao meio dia na Igreja do Alqueidão, e depois o almoço foi na sede do CCR.

Este encontro é promovido pela Câmara Municipal de Porto de Mós.

Estiveram presentes os idosos de Mira de Aire, Alcaria e Alvados, e Alqueidão da Serra. Eram ao todo cerca de 300 pessoas. Garantiram o serviço de mesa, o presidente Filipe Batista e outros membros da nossa Junta de Freguesia, algumas funcionárias do Centro e Dia e alguns voluntários.

Dia do IdosoDia 4 – Dia de Eleições Legislativas

Destas eleições saiu o novo Governo.

No Alqueidão foi este ano a primeira vez que os eleitores exerceram o seu direito de voto na sede da Junta de Freguesia (habitualmente é na Casa do Povo).

No Alqueidão o resultado foi o seguinte: A coligação PàF, ou seja PPD/PSD e CDS/PP teve 474 votos e logo a seguir ficou o PS com 253 votos. O Bloco de Esquerda conseguiu 98 votos a CDU 42, o PDR 12 e o PCTP 8. O PAN (Pessoas-Animais-Natureza) também teve 8 votos.

A nível nacional venceu a coligação Portugal à Frente.Dia de Eleições Legislativas

Dia 10 – Inicio da visita da Imagem do Padroeiro aos outros lugares da Freguesia

Pela primeira vez na história desta terra a imagem do padroeiro São José deixou a Igreja Paroquial para visitar os outros lugares da Freguesia.

Neste dia a imagem do Padroeiro foi em procissão até aos Casais dos Vales onde se fez uma oração junto ao nicho de Nossa Senhora. Seguiu viagem parando junto ao nicho de Covão de Oles, onde também se fez uma oração. Seguindo para as Covas Altas, apesar da chuva e do vento, de novo se fez uma paragem junto ao nicho de Nossa Senhora e depois da oração, a caravana seguiu viagem para a igreja dos Bouceiros.

Depois da oração na igreja dos Bouceiros, houve um lanche convívio com filhoses e porco no espeto.

Inicio da Visita do Padroeiro aos outros lugares

Dia 11 – Inicio do novo Ano Catequético

Para inicio de uma nova jornada cada catequista recebeu o seu Guião, durante a celebração da Santa Missa deste dia 11 de Outubro.

Inicio de Novo Ano Catequetico

Dia 12 – Festa de Nossa Senhora Aparecida no Casal Duro

A missa foi às 19h00, seguiu-se a procissão das velas com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, e no convívio que se seguiu houve filhoses e café d’avó. Não se fez jantar, nem houve animação musical, que era costume nos anos anteriores.

Festa de Nossa Senhora Aparecida no Casal DuroDia 17 – A Imagem do Padroeiro no Casal Duro

A imagem do Padroeiro permaneceu na Capela dos Bouceiros desde o dia 10 deste mês de Outubro e chegou a hora da visita ao Casal Duro.

No Casal Duro, depois da oração com o Santíssimo Sacramento exposto, houve um convívio onde havia frango assado, pão caseiro e azeitonas, rissóis e croquetes e muitos doces que as senhoras do Casal Duro fizeram.

Padroeiro no Casal Duro

Dia 18 – Festa do Sagrado Coração de Jesus

Como é da tradição realizou-se a Festa do Sagrado Coração de Jesus, com uma missa solenizada. No ofertório as pessoas ofereceram produtos da terra, que depois foram vendidos em leilão no final da missa. A Santa Missa foi às 15h00, seguindo-se a procissão com o Santíssimo Sacramento.

Esta é uma festa com muito significado para os membros do Apostolado da Oração. Durante a celebração é feita a consagração ao Sagrado Coração de Jesus.Festa do Sagrado Coração de Jesus

Nesta celebração estiveram também presentes os nascidos em 1935, dando graças pelos seus 80 anos de vida.

Jantar dos nascidos em 1935

Dia 24 – A imagem do padroeiro volta para a Igreja Paroquial

Depois de ter passado pelos lugares de Casais dos Vales, Covão de Oles e Covas Altas e permanecido nas Capelas dos Bouceiros e Casal Duro, chegou a hora de voltar para casa.

A paragem foi junto à Cruz do Alto da Carreirancha onde se fez uma oração. Importa realçar aqui a fé com que a imagem foi recebida, e o gosto e dedicação com que as pessoas da Carreirancha  enfeitaram a rua e o espaço junto à cruz.

Havia velas e flores desde o jardim da barreira até à Cruz. A procissão de velas acompanhou a imagem ao longo da estrada até à Igreja Paroquial.

Fim da Visita do Padroeiro

Novembro de 2015

Dia 1 – Pão por Deus

Como é da tradição neste dia, as crianças saíram à rua para pedir o Pão por Deus.

Esta tradição teve origem em Lisboa em 1756 (1 ano depois do terramoto que destruiu a cidade). Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de Novembro), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear por toda a cidade um peditório com a intenção de minorar a situação em que ficaram. Esta tradição mantem-se até aos dias de hoje.

Pão por DeusDia 8 – Celebração do Dia de Finados no Alqueidão

Tradicionalmente a celebração de finados tem lugar no domingo seguinte ao dia 2 de Novembro (quando o dia 2 não é ao domingo). Neste ano de 2015 estas celebrações tiveram lugar no domingo 8 de Novembro. No final da missa, que foi às 15 horas, organizou-se a romagem ao cemitério.

Depois das cerimónias habituais conduzidas pelo padre Manuel Pedro, foi descerrada uma placa no muro do nosso cemitério, em homenagem a todos os que com o seu trabalho, suor e lágimas, construíram esta nossa terra.

Dia de Finados no AlqueidãoDia 8 – Entrega dos Certificados dos Estágios de Verão

Foram entregues neste dia, aos jovens que participaram nos Estágios de Verão de 2015 os respetivos certificados de participação. Esta edição contemplou 20 jovens da Freguesia. Cada um realizou 80h de trabalho em áreas tão diversas como ambiente, património, cultura, cidadania, entre outros.

Entrega de CertificadosDia 11 – Comemoração do Dia de São Martinho no

Centro de Dia

Para celebrar o dia de São Martinho os utentes do Centro de Dia prepararam uma  divertida tarde de cultura e animação. Com muito carinho, representaram o teatro “A Lenda de São Martinho”, e prepararam algumas poesias para declamar neste dia.

Dia de São Martinho

Dia 15 – Caminhada de Outono

A caminhada organizada pela Junta de Freguesia de Alqueidão da Serra, foi pela primeira vez realizada nos lugares de Bouceiros e Casal Duro. Um passeio pela Serra, numa linda manhã de Outono.

Caminhada de Outono

Dia 15 – Celebração de Finados nos Bouceiros

Depois da Missa de Fiéis Defuntos na Capela dos Bouceiros, foi descerrada uma placa em homenagem a todos os que vieram e trabalharam nesta nossa terra, nomeadamente no lugar dos Bouceiros, e que já faleceram.

Dia de Finados nos Bouceiros

Dia 21 – 22º Aniversário do Coral Calçada Romana

O concerto comemorativo do 22º aniversário do Coral Calçada Romana, foi no salão da Casa do Povo. O grupo convidado para este concerto foi o Coral Stella Maris da Anadia. O jantar convívio na Casa de São José.

22 aniversário do Coral

Dia 22 – Magusto no Casal Duro

O Magusto é tradicionalmente organizado pela Ação Católica Rural, com o apoio da Junta de Freguesia que oferece as castanhas. Este ano de 2015 o convívio foi no Casal Duro.

Magusto no Casal Duro

Dia 29 – 1º Domingo do Advento – Festa da Luz

As Crianças da Catequese fizeram a Festa da Luz, neste dia em que se inicia o tempo de preparação para o Natal.

Primeiro Domingo do Advento

Dezembro de 2015

Dia 5 – Conferência “A Freguesia e o Desporto”

Conferência no Auditório José da Silva Catarino, com a presença de antigos dirigentes do CCR ( Dr. Vitor e  Dr. António Carvalho) que contaram a história do Clube e falaram da sua própria experiência como dirigentes desportivos, e também dois jovens que se destacaram em 2015 em diferentes modalidades desportivas, Mauro Franklim – Campeão Mundial de Powerlifting e David Carreira – Campeão Nacional de Natação Adaptada.

A Freguesia e o DesportoDia 6 – Tarde de Fados pelo António

Fadistas amadores convidados por Francisco Cadima que amavelmente se deslocaram ao Alqueidão para uma Tarde de Fados cuja receita reverteu totalmente a favor do António Gabriel. O Coral Calçada Romana emprestou o sistema de som e a Casa do Povo emprestou o salão.

A receita apurada neste evento foi de  629.50€ que irão ser utilizados para pagar os tratamentos que o António precisa.

Tarde de Fados pelo António

Dia 8 – Dia da Imaculada Conceição

Festa religiosa que celebra o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, instituído em 1476 pelo Papa Sisto IV.

Em 25 de março de 1646, o rei D. João IV, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha, declarou-a padroeira e rainha de Portugal. Desde este dia, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, porque este  era um privilégio apenas disponível para a Imaculada Conceição.

Este dia é feriado nacional.

Dia da Imaculada Conceição

Dia 8 – Sessão Solene Comemorativa dos 400 Anos da Criação da Freguesia

Nesta sessão solene, depois da recepção dos convidados e dos representantes das diferentes entidades, o Professor Saúl António Gomes falou sobre factos históricos relativos à criação da freguesia, e sobre o seu passado e as suas gentes.

Sessão Solene dos 400 anos

Ao longo da sessão pudemos assistir a alguns momentos musicais protagonizados pelo Coral Calçada Romana e por um grupo de jovens músicos. Foi depois feita uma homenagem aos Párocos que estiveram ao serviço do povo do Alqueidão ao longo dos tempos. Estavam presentes o padre Américo e o padre Manuel Pedro, e foram lembrados o padre Faria e o padre Frazão que não puderam estar presentes. Foram também homenageados os presidentes da Junta de Freguesia que ainda puderam estar presentes, e também José da Silva Catarino, na pessoa da sua filha Fátima.

Terminada a sessão, seguiu-se o descerramento da placa comemorativa, na sede da Junta de freguesia.

Placa dos 400 anos

Dia 12 – Mercado de Natal

Realizou-se este ano pela primeira vez (nos dias 12 e 13 de Dezembro 2015) o Mercado do Natal, organizado pela Junta de Freguesia.

Foi na sede do CCR, com a presença de várias instituições e coletividades, comerciantes e artesãos, muitos divertimentos para as crianças e muita musica.

Mercado de Natal - SábadoDia 13 – Mercado de Natal

Dia de festa com a presença do Pai Natal, espetáculo de Magia, pinturas faciais, cinema e musica.

Mercado de Natal Domingo

Dia 23 – Festa de Natal no Centro de Dia

Dia de festa para os idosos com a celebração da Santa Missa e lanche convívio com a presença de amigos e familiares. Durante a tarde foi sorteado o Cabaz de Natal.

Festa de Natal do Centro de Dia

Dia 25 – Missa do Galo

Celebração do Nascimento de Jesus

A tradicional Missa do Galo teve inicio à meia noite e contou com a presença das crianças da catequese.

O nome “Missa do Galo” teve origem no fato de Jesus ser considerado o sol nascente que veio nos visitar, clareando a escuridão.

Missa do GaloDia 31 – Passagem de Ano

O ano terminou assistindo a um filme com os principais acontecimentos de 2015 na nossa terra, que passou durante 7 minutos na parede exterior da sede da nossa Junta de Freguesia.

Na passagem do ano um espetacular fogo de artificio, champanhe e passas para festejar a chegada de 2016.

O fogo de artificio começou com o símbolo dos 400 anos e continuou proporcionando um grande espetáculo de luz e cor.

No convívio que se seguiu não faltaram os doces, as bebidas e a alegria.

Dos Moinhos da Cabeça assistiu-se a um espetáculo grandioso, porque se puderam observar os fogos de artificio nos diversos lugares do concelho da Batalha e do concelho de Porto de Mós, e do Alqueidão. Este ano de 2015 o fogo de artifício no Alqueidão, foi sem dúvida o mais bonito de todos os que se puderem observar dos Moínhos.

Foi o maior fogo de artifício dos últimos 400 anos.

Fim de 2015

Que 2016 seja um ano repleto de bênçãos para todos nós.

Ano Novo

Esta entrada foi publicada em Comemorações dos 400 anos de Freguesia. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s