Erva-da-Inveja

O nome desta planta é Vinca, mas é mais conhecida pelo nome de erva-da-inveja. No Alqueidão, ela está em vias de extinção porque o seu habitat natural tem vindo a ser destruído, mas ainda é possível encontrá-la nos locais mais escuros, debaixo das árvores.

Erva da Inveja Pervinca

A vinca está associada a algumas superstições: Dizem que combate o mau-olhado, dissolve os  fantasmas, cura as almas perdidas e devolve o viço aos que morrem de amor.

Tradicionalmente a vinca tem sido utilizada no combate às dores de cabeça, e a sua seiva usada para limpeza de feridas e eczemas.

Recentemente pesquisadores descobriram que a vinca possui uma substância que pode tornar-se um agente importante no tratamento do Alzheimer.

Já eram conhecidas as propriedades dos compostos extraídos das folhas, mas agora os cientistas deram maior atenção às raízes e descobriram que elas contêm um conjunto de ativos capazes de atuar no sistema nervoso central e periférico, podendo vir a ser utilizados para combater a “doença do esquecimento”.

Embora esteja a desaparecer da natureza que nos rodeia, a vinca pode ser transplantada para os jardins. Esta planta gosta de terrenos sombrios, calcários ou argilosos e normalmente cresce rente ao solo ocupando grandes espaços.

Por formar extensos tapetes ela pode ser usada para cobertura do solo debaixo das árvores, ou para tapar muros, ou acompanhar declives.

 

Esta entrada foi publicada em Plantas Medicinais. ligação permanente.

Uma resposta a Erva-da-Inveja

  1. Cláudia diz:

    Obg. Se não fossem vocês em n conseguia fazer trabalho de pesquisa.

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!