15 de Agosto

Esta é uma festa grande na Igreja. A missa deste dia faz uma referência especial à mãe de todos os cristãos, desde a homilia às orações próprias dedicadas a Nossa Senhora.

Os cristãos acreditam que quando Nossa Senhora morreu, ela foi transportada em corpo e alma até aos céus, razão pela qual a festa da Assunção da Virgem Maria é celebrada como a “Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria” .

15 de Agosto é feriado em Portugal

Este não foi um dos feriados religiosos eliminados pelo governo e posteriormente repostos, é que, por estar ligada aos principais acontecimentos da história da independência de Portugal, Nossa Senhora é considerada a rainha de Portugal.

O nosso primeiro Rei D. Afonso Henriques, que era um grande devoto de Nossa Senhora, elevou a Catedral de Braga à categoria de tempo nacional como tributo pela ajuda concedida na manutenção do seu território, passando Santa Maria de Braga a ser a Padroeira do território portucalense.

Iniciada a 2ª dinastia, D. João, Mestre de Avis na Batalha de Aljubarrota incitou os seus companheiros de armas em nome de Deus e da Virgem Maria.

D. Nuno Álvares Pereira, Condestável do Reino, grande devoto da Virgem Santa Maria, que respondeu às suas preces em Valverde, Atoleiros e Aljubarrota, mandou construir a Igreja de N. ª Sr. ª da Conceição de Vila Viçosa, e encomendou, para o efeito, em Inglaterra a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Quando D.Nuno Álvares Pereira entrou para o Convento do Carmo em Lisboa como irmão leigo, usou apenas o nome de Frei Nuno de Santa Maria.

Salvé Nobre Padroeira

Salve, nobre Padroeira,
Do povo Teu protegido,
Entre todos escolhido,
Para povo do Senhor.

 Ó glória da nossa terra,
Que tens salvado mil vezes!
Enquanto houver Portugueses,
Tu serás o seu amor! Bis

 És a nossa Padroeira
Não largues o Padroado
Do rebanho confiado
Ao teu poder protector.

 És a obra mais sublime
Que saiu das mãos de Deus.
Nem na terra nem nos céus,
Há criatura maior!

 Flor de suave perfume
Para toda a Lusa Gente,
Entre nós, em cada crente
Tens esmerado cultor.

 A Tua glória é valer-nos,
Não tens maior alegria;
Ninguém chama por Maria,
Que não alcance favor.

Portugal, qual outra Fénix,
À vida torne outra vez:
Não se chame português
Quem cristão de fé não for.

Esta entrada foi publicada em Costumes e Tradições. ligação permanente.

Uma resposta a 15 de Agosto

  1. António Saragoça diz:

    Obrigado Dulce…

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!