A Capela de São Francisco

Das grandes remodelações que o Padre Manuel Afonso e Silva mandou fazer na igreja que encontrou quando chegou ao Alqueidão da Serra em 1861, fazia parte a Capela de São Francisco.

Um pouco abaixo do arco cruzeiro, (o arco da Capela-mor), havia uma grade de madeira, que se abria em dois portões ao centro. O Sacrário ficava logo atrás, em cima de um suporte de tijolos e cimento.

Na altura da comunhão, dois homens com opas vermelhas acompanhavam o sacerdote, um de cada lado, e a sagrada comunhão era então distribuída pelas pessoas que se ajoelhavam ao longo da grade de madeira.

A Capela de São Francisco ficava logo a seguir à grade do lado esquerdo (onde hoje é a sacristia), e era lá que se encontrava a imagem de São Francisco.  Esta Capela tinha uma porta para a rua que era por onde entravam os homens, que durante a missa ficavam separados das mulheres pela grade de madeira.

Pelo Natal, durante muitos anos, o presépio era feito na Capela de São Francisco, e ocupava a Capela toda. Fazia-se com musgo e muitas figurinhas de barro, que, para além das figuras principais, tinha outras que representavam cenas da vida no campo.

Esta Capela desapareceu com as remodelações feitas pelo padre Américo Ferreira, e a imagem de São Francisco passou para a parte lateral de um dos altares da igreja.

são francisco

Quem foi São Francisco?

Chamavam-lhe o louco de Assis. Muitos o desprezavam e, na opinião da maioria ele tinha perdido completamente o juízo.

As conversas com os seus antigos amigos corriam sempre mal e acabavam em discussão, mas eles saía sempre vitorioso daquelas lutas entre o orgulho humano e o próprio ideal.

Tinha andado muito ocupado na restauração da última Igrejinha das redondezas, a capelinha de Santa Maria dos Anjos, que já estava quase a terminar, e perguntava a si mesmo o que faria depois. O que mais lhe pediria Deus?

Ele ainda não tinha percebido que a Igreja que devia restaurar não era aquela de pedra, mas a própria Igreja de Cristo, enfraquecida que estava naquela época pelas divisões, heresias e pelo apego dos seus líderes às riquezas e ao poder.

Um dia Francisco ouviu durante a missa aquela passagem do Evangelho em que Cristo instruía os seus Apóstolos sobre o modo como deviam  ir pelo mundo, “sem túnicas, sem bastão, sem sandálias, sem provisões, sem dinheiro no bolso …” (Lc 9,3).

Aquelas palavras encontraram eco no seu coração e foram para ele como intensa luz. E ele disse cheio de alegria: “É isso precisamente o que eu quero! É isso que desejo de todo o coração!”

A partir desse dia começou a viver o Evangelho à letra. Repetia sempre para si mesmo e, mais tarde, também para seus companheiros: “Nossa regra de vida é viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”!

O TAU Fanciscano

O Tau é um sinal usado muitas vezes por São Francisco de Assis. Ele o desenhou em casas, muros e árvores. Com este sinal ele abençoou os homens e assinou as suas cartas. O Tau era para São Francisco um sinal de eleição divina.

cruz-tau

O Tau é um testamento de São Francisco, é um sinal de benção e paz, por isso muita gente o usa.

Usar o TAU é transformar a vida pela Simplicidade, pela Luz e pelo Amor. É exigência de missão e serviço aos outros, porque o próprio Jesus se fez servo até a morte e morte de Cruz.

Em geral, o Tau é pendurado ao pescoço por um cordão com três nós. O fio condutor do Evangelho: obediência, pobreza, pureza de coração.

Benção de São Francisco

O Senhor te abençoe e te guarde,
Mostre a ti o seu rosto e tenha misericórdia de ti.
Volte para ti o seu olhar e te dê a paz.

Oração de São Francisco

 

Esta entrada foi publicada em A Vida dos Santos. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!