Nossa Senhora do Rosário

7 de Outubro

Dia de Nossa Senhora do Rosário

A mãe de Jesus revelou, numa aparição a São Domingos de Gusmão, em 1208, um meio fácil e seguro de salvação, entregando-lhe o santo Rosário.

O Rosário teve um papel decisivo nos momentos de grandes perigos e provações para a Igreja. O Papa São Pio V mandou rezar o Rosário a toda a Cristandade, pedindo a proteção de Nossa Senhora,  quando viu a Europa ameaçada pelos exércitos do império otomano.

Foi a 7 de outubro de 1571, que a frota católica encontrou a esquadra otomana no golfo de Lepanto. Apesar da superioridade numérica do adversário, os cristãos triunfaram, afastando definitivamente o risco de uma invasão. Antes desta batalha todos os soldados e marinheiros católicos rezaram o Rosário com grande devoção.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Na última aparição em Fátima em 13 de outubro de 1917, a Virgem Maria disse o seu nome: “Sou a Senhora do Rosário”, e voltou a lembrar a recomendação que já tinha feito antes: “Continuem a rezar o terço todos os dias”.

Muitas pessoas do Alqueidão da Serra presenciaram as aparições de 1917, e deixaram-nos o seu testemunho, intensificando a devoção a Nossa Senhora do Rosário que já existia desde tempos muito antigos.

Devoção a Nossa Senhora do Rosário

Desde tempos muito antigos existem relatos de uma grande fé e devoção a Nossa Senhora do Rosário.

img_0024

Imagem de Nossa Senhora do Rosário que estava num dos altares frontais que foram destruídos numa das remodelações da Igreja Paroquial

A  imagem antiga de Nossa Senhora do Rosário foi transferida para a Capela de Nossa Senhora da Tojeirinha para ser substituída por uma imagem de pau, que só tinha a cabeça e as mãos, e era vestida de acordo com as épocas do ano.

Nossa Senhora do Rosário (em tempo de Quaresma)

Esta imagem foi venerada pelos fiéis até à década de 30, altura em que, no seu lugar foi colocada uma nova imagem de Nossa Senhora do Rosário: a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, como os pastorinhos a descreveram.

Esta nova imagem foi feita por encomenda por ordem do padre Henrique Antunes Fernandes.

casamento-fc3a1timaparrana-e1504371924425.jpg

É uma peça única em madeira de cedro do Brasil, mede 48 centímetros de largura e 1 metro de altura, pesa 15,5 Kg, e custou à volta de 1.200$00. Foi feita em Santa Maria de Avioso.

Chegou a Leiria de comboio e de lá foi trazida de burro para o Alqueidão, dentro de um caixote de madeira, por Maria Gabriela.

Coroa da Imagem de Nossa Senhora do Rosário que se venera na Igreja Paroquial

Esta imagem foi solenemente coroada em 8 de Setembro de 1947. A coroa foi feita pela ourivesaria Aliança no Porto e custou 7.770$00. Foi imposta em grande festa pelo delegado do Sr. Bispo, Mons. Marques dos Santos. Houve missa cantada, a 3 vozes, acompanhada a orgão e violino. Para recordar foi editada e distribuída uma pagela alusiva.

A Coroa foi oferecida por todas as Marias da paróquia do Alqueidão da Serra que deram um ovo por semana para vender. A coroa foi comprada com o dinheiro da venda dos ovos.

A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi restaurada em 1988. O restauro custou 80.000$00.

IMG_0015

É a imagem que actualmente se venera na igreja do Alqueidão da Serra. Tem festa anual em Agosto, sendo esta a principal festa da terra.

Festa Nossa Senhora

As imagem do Francisco e da Jacinta Marto que atualmente se encontram, uma de cada lado da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, foram compradas pelo padre Manuel Vitor de Pina Pedro e benzidas durante a celebração do dia 5 de Maio de 2013, que foi Dia da Mãe e também dia da 1ª comunhão.

No dia da Festa em honra de Nossa Senhora do Rosário em 2017, durante a missa, o Padre Manuel Vitor fez a cerimónia de entronização das relíquias dos pastorinhos, que ficaram à veneração dos fiéis, junto ao altar de Nossa Senhora.

A coroa da imagem de Nossa Senhora que foi restaurada em 2017, numa conceituada casa em Braga, por ordem do padre Manuel Vitor de Pina Pedro, ficou lindíssima para receber o novo pároco, o Padre Vitor Mira, que chegou a 3 de Setembro.

depois do restauro de 2017

Esta entrada foi publicada em Património Histórico. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s