7 de Outubro
Dia de Nossa Senhora do Rosário
A mãe de Jesus revelou, numa aparição a São Domingos de Gusmão, em 1208, um meio fácil e seguro de salvação, entregando-lhe o santo Rosário.
O Rosário teve um papel decisivo nos momentos de grandes perigos e provações para a Igreja. O Papa São Pio V mandou rezar o Rosário a toda a Cristandade, pedindo a proteção de Nossa Senhora, quando viu a Europa ameaçada pelos exércitos do império otomano.
Foi a 7 de outubro de 1571, que a frota católica encontrou a esquadra otomana no golfo de Lepanto. Apesar da superioridade numérica do adversário, os cristãos triunfaram, afastando definitivamente o risco de uma invasão. Antes desta batalha todos os soldados e marinheiros católicos rezaram o Rosário com grande devoção.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Na última aparição em Fátima em 13 de outubro de 1917, a Virgem Maria disse o seu nome: “Sou a Senhora do Rosário”, e voltou a lembrar a recomendação que já tinha feito antes: “Continuem a rezar o terço todos os dias”.
Muitas pessoas do Alqueidão da Serra presenciaram as aparições de 1917, e deixaram-nos o seu testemunho, intensificando a devoção a Nossa Senhora do Rosário que já existia desde tempos muito antigos.
Devoção a Nossa Senhora do Rosário
Desde tempos muito antigos existem relatos de uma grande fé e devoção a Nossa Senhora do Rosário.

Imagem de Nossa Senhora do Rosário que estava num dos altares frontais que foram destruídos numa das remodelações da Igreja Paroquial
A imagem antiga de Nossa Senhora do Rosário foi transferida para a Capela de Nossa Senhora da Tojeirinha para ser substituída por uma imagem de pau, que só tinha a cabeça e as mãos, e era vestida de acordo com as épocas do ano.

Nossa Senhora do Rosário (em tempo de Quaresma)
Esta imagem foi venerada pelos fiéis até à década de 30, altura em que, no seu lugar foi colocada uma nova imagem de Nossa Senhora do Rosário: a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, como os pastorinhos a descreveram.
Esta nova imagem foi feita por encomenda por ordem do padre Henrique Antunes Fernandes.
É uma peça única em madeira de cedro do Brasil, mede 48 centímetros de largura e 1 metro de altura, pesa 15,5 Kg, e custou à volta de 1.200$00. Foi feita em Santa Maria de Avioso.
Chegou a Leiria de comboio e de lá foi trazida de burro para o Alqueidão, dentro de um caixote de madeira, por Maria Gabriela.
Esta imagem foi solenemente coroada em 8 de Setembro de 1947. A coroa foi feita pela ourivesaria Aliança no Porto e custou 7.770$00. Foi imposta em grande festa pelo delegado do Sr. Bispo, Mons. Marques dos Santos. Houve missa cantada, a 3 vozes, acompanhada a orgão e violino. Para recordar foi editada e distribuída uma pagela alusiva.
A Coroa foi oferecida por todas as Marias da paróquia do Alqueidão da Serra que deram um ovo por semana para vender. A coroa foi comprada com o dinheiro da venda dos ovos.
A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi restaurada em 1988. O restauro custou 80.000$00.
É a imagem que actualmente se venera na igreja do Alqueidão da Serra. Tem festa anual em Agosto, sendo esta a principal festa da terra.
As imagem do Francisco e da Jacinta Marto que atualmente se encontram, uma de cada lado da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, foram compradas pelo padre Manuel Vitor de Pina Pedro e benzidas durante a celebração do dia 5 de Maio de 2013, que foi Dia da Mãe e também dia da 1ª comunhão.
No dia da Festa em honra de Nossa Senhora do Rosário em 2017, durante a missa, o Padre Manuel Vitor fez a cerimónia de entronização das relíquias dos pastorinhos, que ficaram à veneração dos fiéis, junto ao altar de Nossa Senhora.
A coroa da imagem de Nossa Senhora que foi restaurada em 2017, numa conceituada casa em Braga, por ordem do padre Manuel Vitor de Pina Pedro, ficou lindíssima para receber o novo pároco, o Padre Vitor Mira, que chegou a 3 de Setembro.