Nossa Senhora do Rosário

7 de Outubro

Dia de Nossa Senhora do Rosário

A mãe de Jesus revelou, numa aparição a São Domingos de Gusmão, em 1208, um meio fácil e seguro de salvação, entregando-lhe o santo Rosário.

O Rosário teve um papel decisivo nos momentos de grandes perigos e provações para a Igreja. O Papa São Pio V mandou rezar o Rosário a toda a Cristandade, pedindo a proteção de Nossa Senhora,  quando viu a Europa ameaçada pelos exércitos do império otomano.

Foi a 7 de outubro de 1571, que a frota católica encontrou a esquadra otomana no golfo de Lepanto. Apesar da superioridade numérica do adversário, os cristãos triunfaram, afastando definitivamente o risco de uma invasão. Antes desta batalha todos os soldados e marinheiros católicos rezaram o Rosário com grande devoção.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Na última aparição em Fátima em 13 de outubro de 1917, a Virgem Maria disse o seu nome: “Sou a Senhora do Rosário”, e voltou a lembrar a recomendação que já tinha feito antes: “Continuem a rezar o terço todos os dias”.

Muitas pessoas do Alqueidão da Serra presenciaram as aparições de 1917, e deixaram-nos o seu testemunho, intensificando a devoção a Nossa Senhora do Rosário que já existia desde tempos muito antigos.

Devoção a Nossa Senhora do Rosário

Desde tempos muito antigos existem relatos de uma grande fé e devoção a Nossa Senhora do Rosário.

img_0024

Imagem de Nossa Senhora do Rosário que estava num dos altares frontais que foram destruídos numa das remodelações da Igreja Paroquial

A  imagem antiga de Nossa Senhora do Rosário foi transferida para a Capela de Nossa Senhora da Tojeirinha para ser substituída por uma imagem de pau, que só tinha a cabeça e as mãos, e era vestida de acordo com as épocas do ano.

Nossa Senhora do Rosário (em tempo de Quaresma)

Esta imagem foi venerada pelos fiéis até à década de 30, altura em que, no seu lugar foi colocada uma nova imagem de Nossa Senhora do Rosário: a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, como os pastorinhos a descreveram.

Esta nova imagem foi feita por encomenda por ordem do padre Henrique Antunes Fernandes.

casamento-fc3a1timaparrana-e1504371924425.jpg

É uma peça única em madeira de cedro do Brasil, mede 48 centímetros de largura e 1 metro de altura, pesa 15,5 Kg, e custou à volta de 1.200$00. Foi feita em Santa Maria de Avioso.

Chegou a Leiria de comboio e de lá foi trazida de burro para o Alqueidão, dentro de um caixote de madeira, por Maria Gabriela.

Coroa da Imagem de Nossa Senhora do Rosário que se venera na Igreja Paroquial

Esta imagem foi solenemente coroada em 8 de Setembro de 1947. A coroa foi feita pela ourivesaria Aliança no Porto e custou 7.770$00. Foi imposta em grande festa pelo delegado do Sr. Bispo, Mons. Marques dos Santos. Houve missa cantada, a 3 vozes, acompanhada a orgão e violino. Para recordar foi editada e distribuída uma pagela alusiva.

A Coroa foi oferecida por todas as Marias da paróquia do Alqueidão da Serra que deram um ovo por semana para vender. A coroa foi comprada com o dinheiro da venda dos ovos.

A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi restaurada em 1988. O restauro custou 80.000$00.

IMG_0015

É a imagem que actualmente se venera na igreja do Alqueidão da Serra. Tem festa anual em Agosto, sendo esta a principal festa da terra.

Festa Nossa Senhora

As imagem do Francisco e da Jacinta Marto que atualmente se encontram, uma de cada lado da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, foram compradas pelo padre Manuel Vitor de Pina Pedro e benzidas durante a celebração do dia 5 de Maio de 2013, que foi Dia da Mãe e também dia da 1ª comunhão.

No dia da Festa em honra de Nossa Senhora do Rosário em 2017, durante a missa, o Padre Manuel Vitor fez a cerimónia de entronização das relíquias dos pastorinhos, que ficaram à veneração dos fiéis, junto ao altar de Nossa Senhora.

A coroa da imagem de Nossa Senhora que foi restaurada em 2017, numa conceituada casa em Braga, por ordem do padre Manuel Vitor de Pina Pedro, ficou lindíssima para receber o novo pároco, o Padre Vitor Mira, que chegou a 3 de Setembro.

depois do restauro de 2017

Esta entrada foi publicada em Património Histórico. ligação permanente.

2 respostas a Nossa Senhora do Rosário

  1. SUSELI APARECIDA DOS SANTOS PEREIRA diz:

    Com imenso prazer recebo notícias. Meu falecido avô, nascido em alqueidao da serra em 1899. Comentava a nós seus netos , aqui no Brasil. Que quando menino esteve presente em uma das aparições. Com grande emoção ele nos contava. Então desde menina aprendi a amar nossa senhora. …

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s