Águas de Março

Antigamente, quando as tempestades não tinham nomes, chovia durante meses inteiros. No inverno quase nunca se via o sol, chovia, trovejava, caía granizo, fazia vento e frio. Era inverno.

A água da chuva enchia os poços e pias que existiam perto das nossas casas, e os poços da Várzea ficavam com água suficiente para regar durante o verão.

A água corria das bicas da fonte dia e noite sem nunca parar, e quando a água bordava para fora da pia ia encher os tanques de lavar a roupa.

Corria um rio no vale da Valicova, e um ribeiro onde hoje é o Caminho do Ribeiro. As crianças desciam os degraus de pedra que davam acesso à mina e bebiam água da nascente com a ajuda de uma folha de couve.

Em Março, com a chegada da primavera brotavam nos campos inúmeras plantas e flores silvestres das mais variadas espécies, a maior parte com propriedades medicinais.

Ao longo do tempo começou a verificar-se um aumento da temperatura global, devido não só a causas naturais, mas também a agressões ao meio ambiente provocadas pelos seres humanos.

O aumento do uso de combustíveis fósseis (gasóleo e gasolina), aumentou a emissão dos gases do efeito de estufa.

Os incêndios e o desmatamento das florestas também contribuem para o aumento da temperatura. É que as árvores para além de produzirem o oxigénio que respiramos, têm também a função de amenizar as temperaturas através do controle da humidade.

Consequências do Aquecimento Global

  • Intensificação de catástrofes climáticas, tais como furacões e tornados, secas, chuvas irregulares, entre outros fenómenos meteorológicos de difícil controle e previsão;
  • Extinção de espécies devido às condições ambientais adversas para a maioria delas.

Tudo está a acontecer demasiado rápido. Alterações climáticas que, por causas naturais, aconteceriam ao longo dos séculos, verificam-se em apenas dez anos.

O ano de 2017 foi extremamente quente e seco. A partir do final do mês de Setembro o IPMA classificou todo o território português na situação de seca severa.

Em Outubro deflagraram incêndios por todo o país, causando perdas irreparáveis, vidas desfeitas, famílias destroçadas, florestas destruídas. A região centro atingiu o nível ‘mau’, o pior do índice de qualidade do ar, devido aos incêndios.

Foram várias as razões que nos levaram a esta calamidade,trovoada seca, comportamentos de risco, mão criminosa, queimadas, etc.

Para evitar que tal volte a acontecer,  o Governo começa então a ameaçar com multas pesadas, enquanto avisa: “Até 15 de Março limpe o mato e corte árvores à volta da sua casa”.

Sem se conhecer bem os pormenores da lei, e para evitar as multas, limpar mato 50 metros em volta da casa, significa cortar arbustos com flores que atraem as abelhas, ervas aromáticas, flores, árvores de fruto e árvores de pequeno porte, ou seja é uma agressão ao meio ambiente ainda maior que um incêndio. Acaba com a biodiversidade.

2017/2018

No inverno não choveu.  Em Março de 2018, no mês da Primavera, chegou a chuva. Muita chuva.

As tempestades ‘Félix’ e ‘Gisele’ provocaram chuva forte no Norte e Centro, o que levou a que, nestas regiões, o volume de armazenamento das barragens fosse superior ao habitual para a época.

A 17 de Março, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para a possibilidade de queda de árvores, cheias rápidas e acidentes na orla costeira devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima. Aproxima-se uma tempestade que se chama Hugo.

Foi em 2015 que as tempestades começaram a ter nomes, porque, dizem os entendidos, isto faz com que as pessoas estejam mais atentas aos avisos e alertas meteorológicos.

Para se ter uma ideia da transformação extraordinária operada pelas chuvas de Março basta ver que no final de Fevereiro 83,1% do país estava em seca severa e 1,3% em seca extrema, e a meio do mês de Março só 21% ainda tem seca fraca. Esta é a diferença que a chuva faz.

Lembrando a musica cantada por Elis Regina em 1974, “São as águas de Março fechando o verão. É promessa de vida no teu coração”, pode dizer-se que em Portugal, em 2018, as águas de Março fecham o Inverno e são uma promessa de vida para todo o país.

 

 

Esta entrada foi publicada em Alqueidão. ligação permanente.

2 respostas a Águas de Março

  1. suseli aparecida dos santos pereira diz:

    Simplesmente ” triste” não só por Portugal, mas a todos o Planeta pois o homem levado pelos excessos em tudo, está levando nosso planeta a esse triste caos…. A essa degradação dos ecossistemas…Apenas tudo muito triste!!!!!

    Gostar

  2. BeckyB diz:

    It is so lovely to see the rains, such a difference it is making to the Algarvian hills, dams and rivers. I only wish though the storms had spread themselves across the past four months rather than falling in just two weeks!

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!