Dia da Bela Cruz

Para além das festividades do primeiro de Maio, também merece reparo o dia 3. É dia da Bela Cruz (Vera Cruz).  Antigamente as pessoas do Alqueidão tinham o costume de beijar o cruzeiro neste dia.

O Cruzeiro da Independência.

O Cruzeiro da Independência e a Cruz da Capela da Tojeirinha eram enfeitados com flores silvestres, e as pessoas não deixavam passar o dia sem beijar um destes cruzeiros. Na nossa aldeia esta tradição perdeu-se no tempo, mas ainda existem muitas aldeias em Portugal onde este dia tem um carácter festivo.

Publicação do Jornal “o Sol da Serra de Março de 1957

A Vera Cruz

Celebra-se a 3 de maio o dia em que Santa Helena encontrou a Santa Cruz de Cristo.

As buscas levadas a cabo pela mãe do imperador Constantino identificaram a Vera Cruz, como foi chamada a verdadeira Cruz em que Jesus foi crucificado.

A tradição conta que foram achadas três cruzes e que a verdadeira cruz foi identificada graças a um milagre de cura.

Santa Helena, depois de ter encontrado a Cruz da salvação, mandou construir uma igreja na qual depositou parte da Cruz em urnas de prata e entregou a outra parte ao seu filho, o imperador Constantino.

 

Esta entrada foi publicada em Costumes e Tradições. ligação permanente.

2 respostas a Dia da Bela Cruz

  1. José de Sousa Conteiro diz:

    Gostei. Aproveito para lhe perguntar se a Freguesia do Alqueidão da Serra alguma vez teve a designação de S.José do Alqueidão da Serra. Obrigado. J.Conteiro

    Gostar

    • Chama-se freguesia de São José de Alqueidão da Serra porque o orago é São José. Esta designação aparece mais em documentos da paróquia, como por exemplo registos de batismo antigos e outros documentos:
      “Aos dez dias do mez de Agosto de mil oitocentos setenta e tres, nesta Igreja Parochial de S. José do Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Mós, districto Ecclesiástico do mesmo, e Diocese de Leiria, eu o Presbytero Manoel Affonso e Silva, Parocho desta mesma freguesia, baptizei solemnemente e puz os Santos Oleos a uma creança…”

      Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!