Flashes de 2021

No dia 1 de Janeiro, não veio o padre José Frazão Correia, celebrar connosco. Na missa há menos lugares por causa do distanciamento obrigatório, e não houve procissão com Santo António, São Silvestre e o Menino Jesus, nem a benção e nem a venda de pinhões.

A situação no meio do mês de Janeiro não era nada animadora.

Iniciou um novo período de confinamento, que vai até ao fim do Mês.

Na segunda quinzena de Janeiro foi detetada em Portugal a variante Inglesa da Covid19 mais contagiosa e mais mortífera.

Fecharam as escolas e decretaram que o confinamento iria até 9 de Março.

No dia 22 de Janeiro foi detetado em Lisboa um caso de infeção pela variante da África do Sul.

As Igrejas fecharam e as missas passaram a ser todas online.

E até ao fim do Mês de Janeiro registam-se novos recordes de infeções todos os dias. Portugal está a negro nos mapas mundiais. O SNS já não tem capacidade de resposta. Começou a chegar até nós a ajuda internacional.

Iniciou a Quaresma na quarta-feira de cinzas e não pudemos realizar a eucaristia em conjunto, como era normal.

Nada é normal agora.

Tomada de posse do CEP

Por não ter sido possível em Janeiro por causa do confinamento, teve lugar no dia 21 de Março a cerimónia de tomada de posse do novo Conselho Económico Paroquial. A paróquia de São José do Alqueidão da Serra ficou ao cuidado desta nova equipa que vai trabalhar em conjunto com o padre Vitor, durante os próximos 3 anos.

Quaresma 2021 -Últimos dias

Benção das Mães e dos Bebés

A Benção das mães, futuras mães e bebés, que não foi possível fazer no dia de Nossa Senhora das Candeias (2 de Fevereiro) devido ao confinamento, ocorreu hoje 25 de Março que é dia da Anunciação. Sem velas, sem as crianças da catequese, sem a igreja cheia, mas cumprindo todas as regras de segurança recomendadas.

Domingo de Ramos

As celebrações comunitárias têm que respeitar todas as regras de segurança. A vivencia da Semana Santa que começa no Domingo de Ramos é assinalada com uma Cruz na entrada das nossas casas.

Sexta-Feira Santa

Na Sexta-Feira Santa nunca houve Eucaristia. Neste ano de 2021, a Via-Sacra na Igreja foi às 15:00 horas, a que se seguiu a celebração deste dia, ou seja, a Liturgia das Horas, a celebração da Palavra, a Oração Universal, e a adoração da Cruz. As leituras centraram a atenção no Mistério celebrado: o quarto cântico do Servo, segundo Isaías; a Carta aos Hebreus e a Paixão, segundo S. João.

Por causa do confinamento na igreja só podem estar duas pessoas em cada banco, e por isso o espaço estava cheio com pouca gente.

Visita Pascal 2021-04-10

Maio

A última fase de desconfinamento começou dia 2 de Maio. Restaurantes, cafés e pastelarias podem agora ter seis pessoas por mesa no interior e dez em esplanadas, os grandes eventos poderão realizar-se consoante orientações da Direção-Geral da Saúde e os espaços de casamentos e batizados aumentam a sua lotação para 50%.

Junho

Em Junho foi a Festa de Nossa Senhora da Tojeirinha. Não se pode fazer como manda a tradição, mas houve missa no Largo da Capela e no final havia sopa, para levar para casa.

Julho

Em Julho realizou-se a festa da Profissão de Fé, com missa no Adro da Igreja e todas as precauções recomendadas.

Agosto

Chegamos a Agosto e é altura da Festa em honra de Nossa Senhora que este ano está a cargo dos nascidos em 1981. O Serviço de restaurante teve de ser take away, mas ainda assim havia os tradicionais Bolos das Festas, Cavacas, Coscorões e Morcelas.

Também não houve procissões mas os andores com as imagens de Nossa Senhora e São José percorrerem toda a aldeia.

No dia 21 de Agosto foi a missa da festa dos nascidos em 1961. Também não houve almoço nem convívio para não agravar a situação pandémica.

Ainda em Agosto realizou-se nos Bouceiros a tradicional festa de São Bento e Santa Quitéria, também sem convívios e mantendo as devidas distancias.

Setembro

Em Setembro já andava todo o mundo muito empenhado na campanha eleitoral para as Autárquicas 2021, marcadas para 26 de Setembro. Para a nossa freguesia nem era necessário campanha porque apenas existia uma lista, JFAS – Juntos fazemos o Alqueidão da Serra, composta por pessoas que já estão ao nosso serviço desde 2013.

Outubro

Em Outubro realizou-se a Festa do Sagrado Coração de Jesus, com o leilão das ofertas no fim da missa, como manda a tradição.

Novembro

O dia 1 de Novembro é dia de Pão por Deus. Este ano as crianças pediram pão por Deus como manda a tradição.

No dia 2 é dia de Fiéis Defuntos. Lembramos aqueles que já partiram, e fazemos a romagem aos cemitérios. De 2 de Novembro de 2020 até 2 de Novembro de 2021 faleceram 45 pessoas naturais da nossa freguesia. Este numero inclui os que faleceram no estrangeiro e não foram aqui sepultados.

No domingo 21 realizou-se no adro da igreja, uma atividade para adolescentes e jovens.

A missa das 11h30 também foi no adro, com a entrega do símbolo das Jornadas Mundiais da Juventude 2023.

Dezembro

No ultimo mês do ano a situação epidémica piorou bastante com a entrada da nova variante Omicron.

Sempre com a sombra Covid a pairar por cima das nossas cabeças, as nossas celebrações têm modificações bastante significativas. Não existe abraço da paz. A comunhão é na mão. Ninguém pode entrar sem máscara e sem desinfetar as mãos. Nesta altura do ano a tradicional adoração ao Menino Jesus fica reduzida a uma vénia diante do Menino.

Passagem do Ano

No dia 30 de dezembro a Autoridade de Saúde comunicou-nos a existência 26 novos casos covid-19 nas últimas 24 horas no Concelho de Porto de Mós. Isto significa que na Passagem do ano cada um fica na sua casa como tem sido normal ultimamente.

Que 2022 seja uma ano de cura… e de paz.

Esta entrada foi publicada em Alqueidão. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s