Autárquicas 2017

Para a nossa freguesia, nestas eleições, existe uma única lista: JFAS – Juntos fazemos o Alqueidão da Serra. Porque em equipas vencedoras não se mexe.

JFAS

Ao Serviço da População desde 2013

Campanha Eleitoral 2017

Todos os habitantes do Alqueidão da Serra se sentem gratos à equipa que tem estado à frente dos destinos da nossa terra nos últimos anos, e sabem reconhecer o trabalho que têm desenvolvido. Não existem outras listas de candidatos à Junta de Freguesia.

Apresentação da Lista e do Programa eleitoral

Para a Câmara Municipal

O costume: muitas promessas, muitas almoçaradas, muitas festas, muito dinheiro gasto em sedes de campanha, carros de campanha, cartazes e outras coisas mais, para ficar tudo na mesma. O Município devia estar ao serviço dos cidadãos, devia facilitar a vida às pessoas em vez de a complicar, devia proteger o ambiente e o património. Estas eleições são uma nova oportunidade para tentar mudar Porto de Mós.

Os Candidatos

Rui Marto

Natural de Alqueidão da Serra, é licenciado em Engenharia Civil e foi presidente da Junta de Freguesia do Alqueidão da Serra antes de entrar para a Câmara de Porto de Mós, como vereador na equipa liderada por João Salgueiro.
É militante de longa data do PS, e é atualmente o presidente da comissão política concelhia de Porto de Mós.

Na sessão de esclarecimento em 22 de Setembro no Auditório José da Silva Catarino o candidato manifestou o seu apoio à Lista Independente JFAS – Juntos Fazemos o Alqueidão da Serra.

Quanto a projectos concretos para o Alqueidão da Serra o candidato referiu melhorias no Polidesportivo da Chã, a construção de uma via para peregrinos e ainda manter e dinamizar as infraestruturas já existentes. Referiu também que vai continuar os projetos iniciados por João Salgueiro e que ainda não foram terminados.

Quanto ao parque eólico, e uma vez que este assunto já aqui foi abordado por outros candidatos, Rui Marto afirmou não entender como é que se pode ir contra uma decisão do tribunal, disse que não vai fazer aqui um leilão oferecendo 30% quando outros falaram em 25, e que transferências todos podem fazer.

Interpelado por um elemento da Casa do Povo que referiu as grandes dificuldades financeiras que atravessam, sem terem tido nenhum apoio da Câmara Municipal nos últimos anos, e ainda a necessidade urgente de adquirir uma carrinha para o apoio domiciliário, o candidato respondeu dizendo que São Bento tem uma população muito mais envelhecida e muito menos infraestruturas de apoio.

Jorge Vala

Natural da vila de Porto de Mós,  foi vereador na câmara durante um dos mandatos de José Ferreira e de José Gomes Afonso. Esteve ligado à fundação da JSD no concelho e, mais tarde, liderou a Comissão Política Concelhia do PSD de Porto de Mós, tendo ainda integrado vários órgãos da distrital de Leiria do partido. Foi ainda chefe de gabinete do ex-governador civil José António Leitão da Silva e membro da Assembleia Municipal de Porto de Mós. Nos últimos anos, esteve afastado da vida política activa.

Na sessão de esclarecimento em 20 de Setembro no Auditório José da Silva Catarino, o candidato reconheceu a enorme distancia que se criou entre o Alqueidão e Porto de Mós e o quanto a nossa freguesia tem sido prejudicada ao longo dos anos, pela falta de apoio da Câmara Municipal, mostrando-se determinado a mudar esta situação.

Sobre a verba do Parque éolico, que está neste momento a ser canalizada na sua totalidade para a Câmara de Porto de Mós, o candidato comprometeu-se, no caso de vir a ser eleito, a deixar 25% para o Alqueidão da Serra, e a distribuir a parte restante pelas outras 9 freguesias do Concelho, ficando Zero para a Câmara Municipal.

Falou ainda em tratar  da preservação Calçada Romana, dinamizar o espaço e integrá-lo no circuito turístico da Região.

Para além de muitas melhorias no setor da saúde, nos transportes e no apoio aos idosos e às associações, o candidato comprometeu-se a fazer uma reunião por mês, aberta a toda a população, e a passar o dia nesta freguesia, para se aperceber das dificuldades que por cá existem.

Albino Januário

Licenciado em Gestão de Empresas, é Vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós desde outubro de 2005 (eleito pelo PS). Tem a seu cargo os pelouros de Economia e Finanças, Cultura e Turismo. Nestas eleições apresentou a sua candidatura como independente à liderança do município.

Na sessão de esclarecimento no Auditório José da Silva Catarino em 25-09-2017, o Sr. Albino Januário começou por dizer que não compreende a razão pela qual algumas pessoas  do Alqueidão têm espalhado mentiras a seu respeito, “que até têm feito caminho”, e que dizem inclusivamente que a Câmara de Porto de Mós não fez nada no Alqueidão nos últimos 4 anos.

 Enumerou então uma série de obras feitas pela Câmara de Porto de Mós  no período de 2005-2009, pelas quais o Alqueidão devia estar muito agradecido.

DSC09946

Foram pedidos esclarecimentos sobre o facto do edifício  do Poli-desportivo da Chã que é da Câmara, ter sido construído num terreno que é da Freguesia e sobre o Edifício da Junta que é da Freguesia e está construído num terreno que é da Câmara, mas o candidato afirmou não ter conhecimento destes factos.

Sobre a renda do Parque eólico foi dito que um outro candidatos promete dar ao Alqueidão 25% e dividir a parte restante  pelas outras freguesias do Concelho, e que isto é pura mentira, porque o assunto teria que ser discutido na Assembleia, e que  para além disso, existe uma lei que impede de o fazer.

Ainda sobre o parque eólico e as divergências a este respeito entre a Câmara e o Alqueidão, foi o assunto discutido durante mais de uma hora e mais uma vez ninguém se entendeu.

Uma pessoa do Alqueidão que todos conhecem e respeitam,  que esteve no processo do parque eólico desde o seu  inicio e que presenciou as negociações, tentou contar  o que se passou para que todos percebam, e foi interrompido várias vezes pelo candidato que negou tudo, acusando o nosso conterrâneo de estar a faltar à verdade.

Depois continuou falando dos subsídios que a Câmara fez às Associações do Alqueidão como por exemplo Coral Calçada Romana e Casa do Povo, e aqui um elemento da Casa do Povo levantou o braço para dizer que nos últimos 4 anos não recebeu nem um tostão da Câmara Municipal. Ora o Sr Albino que até tinha documentos comprovativos das transferencias, e com as datas e tudo, logo as apresentou tendo verificado que a ultima transferencia que fez para a Casa do Povo do Alqueidao tinha a data de 2013 (estamos no final de 2017).

O que se passou está passado. Daqui para a frente: que fará pelo Alqueidão o Sr. Albino Januário, no caso de vir a ganhar as eleições de 1 de Outubro? A resposta foi: “Cumprir a lei!…. E fazer pelo Alqueidão aquilo que sempre tenho feito”.

Conclusão: Com esta sessão de esclarecimento ficamos todos a saber que o povo do Alqueidão é mentiroso e mal agradecido, qualidades que nós nem  sequer sabíamos que tínhamos.

As eleições autárquicas de 2017 realizaram-se a 1 de Outubro.

Resultado

ALQUEIDÃO DA SERRA – Junta de Freguesia

2017 2021

PORTO DE MOS – Câmara Municipal

2017

% votos eleitos votos
PSD – Jorge Vala 36.96% 3 4767
PS –   Rui Marto 30.28% 2 3906
AJ Sim – Albino Januário 24.43% 2 3151
CDU 2.68% 346
BRANCOS 3.14% 405
NULOS 2.5% 324
ABSTENÇÃO 39.09% 8278