Autárquicas 2021

26 de setembro é a data das eleições autárquicas portuguesas de 2021. A Campanha Eleitoral decorre de 14 a 24 de Setembro. A Pré-Campanha começou em Agosto.

Candidatos à Junta de Freguesia de Alqueidão da Serra

Para a nossa freguesia não é necessário existir campanha nem pré-campanha. Nestas eleições, existe uma única lista: JFAS – Juntos fazemos o Alqueidão da Serra, composta por pessoas que já estão ao nosso serviço desde 2013, e nas quais continuamos a depositar a nossa confiança.

O Filipe é professor. Cabeça de Lista da JFAS – Juntos fazemos o Alqueidão da Serra, lista independente que venceu as eleições em 2013, (e que continua à frente dos destinos da nossa terra), é sem duvida o melhor presidente de Junta que alguma vez tivemos. Não tem ar de presidente, não se acha mais que ninguém, é de todos o que mais trabalhou para a esta freguesia.

Foto de 2017

Nesta campanha eleitoral o executivo de Filipe Batista não precisa de dizer as obras que fez, porque isso está bem à vista de toda a gente. Também não precisa de apregoar aos quatro ventos as obras que vai fazer, porque se for preciso, e estiver ao seu alcance, vai lá e faz.

2021-2025

Candidatos à Câmara Municipal de Porto de Mós

Para a Câmara Municipal, independentemente das ideologias politicas de cada um, o que se exige é que o candidato que vencer cumpra o que promete na campanha eleitoral, que ajude a promover o desenvolvimento da nossa terra a todos os níveis, e que se preocupe em manter o diálogo e as relações de cordialidade com a Câmara Municipal.

Na campanha eleitoral todos prometem fazer aquilo que acham que faz mais falta à população, com o objetivo de conseguir mais votos. Como a Saúde é um problema que nos aflige a todos, ambos os candidatos se empenham em dizer que vão construir um Posto médico no Alqueidão da Serra. (Dando crédito às promessas, qualquer que seja o candidato vencedor, o Posto Médico já o temos garantido.)

Em boa verdade o Posto Médico que temos, apesar de já ter sido bastante melhorado pelo executivo de Filipe Batista, não se adapta às novas exigências, no entanto, mais que de um posto médico o que a população necessita é da existência de um sistema que permita o acesso fácil aos serviços de saúde, de um médico que fale com as pessoas, que as atenda quando elas precisam, e que se preocupe em lhes facilitar a vida, já de si tão complicada!

Quanto aos principais concorrentes às Autárquicas 2021 já todos conhecemos a sua postura (de outros carnavais), independentemente de tudo o que possam dizer agora. O caminho já está feito. Fez-se caminhando…

  • PS – João Salgueiro – 68 anos de idade. Foi vereador com o pelouro das obras da Câmara Municipal, durante vários mandatos pelo PSD. Em 2005 apresentou-se como candidato pelo PS. Venceu as eleições e continuou por mais três mandatos.

O compromisso de João Salgueiro para com a freguesia do Alqueidão da Serra, era a resolução do conflito que existia entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, no que dizia respeito aos 2,5% da renda do parque eólico, a favor da nossa freguesia.

Em 2005 o presidente da Câmara José Ferreira e o presidente da Junta Fernando Sarmento travavam uma guerra por causa dos 2,5% da renda do parque eólico, e foi nesta altura que João Salgueiro se candidatou afirmando que se saísse vencedor este assunto seria resolvido a favor do Alqueidão da Serra.

Logo depois de ter vencido as eleições, o presidente João Salgueiro esqueceu-se daquilo que nos tinha prometido, e o contrato da polémica deu entrada no tribunal de Porto de Mós, posteriormente passou para o tribunal de Leiria, e lá continuou por nove anos parado, à espera que existisse vontade política para resolver o assunto, o que nunca aconteceu enquanto João Salgueiro foi presidente.

A promessa de que 2,5% da renda do parque eólico vinham para a nossa freguesia, fez com que os eleitores do Alqueidão dessem o seu voto a João Salgueiro, independentemente do partido que ele representava, e acabaram por ver traídas todas as suas expectativas.

Nas ultimas eleições autárquicas João Salgueiro estava impedido de se recandidatar, por causa da lei que limita os mandatos autárquicos, mas regressa agora para enfrentar a pessoa que há quatro anos o sucedeu no cargo.

Na campanha para as autárquicas de 2021 João Salgueiro veio ao Alqueidão e prometeu, construir um Posto Médico, entre muitas outras coisas…

Pergunta que não quer calar: Isto não é passar um atestado de menoridade intelectual aos eleitores?

Uma das obras que João Salgueiro muito se orgulha de ter feito na nossa terra, foi levar a água até ao Covão de Oles. Esta obra teve como finalidade fazer chegar água canalizada ao lugar mais alto e com piores acessos desta freguesia, e reforçar o abastecimento ao Alqueidão da Serra e Casais dos Vales. Estávamos em 2013. Até aqui as pessoas no Covão de Oles serviam-se com água das cisternas. Mesmo assim, depois desta grande melhoria as ultimas casas no alto da carreirancha, não têm água canalizada até hoje. Não chega lá às torneiras. O candidato que vencer estas eleições terá sempre a oportunidade de colmatar esta falha, no entanto no que respeita a água e saneamento existe sempre muita coisa por fazer.

  • PSD – Jorge Vala –  Tomou posse, pela primeira vez, nas eleições autárquicas 2017, colocando um ponto final a 12 anos de maioria do PS.

Ao longo dos 4 anos de mandato, o executivo de Jorge Vala transferiu para a freguesia do Alqueidão da Serra 200 mil euros de rendas do Parque Eólico, e a outra parte foi distribuída pelas outras freguesias do concelho.

Foi durante o mandato de Jorge Vala que ficou concluída a obra de recuperação da Estrada Romana de Alqueidão da Serra (em Julho de 2021). Uma obra necessária, e muito desejada pelos habitantes de Alqueidão da Serra que dão aquela estrada um valor inestimável.

Durante muitos anos o edifício construído pela Câmara Municipal no Campo da Chã, esteve abandonado e foi vandalizado por várias vezes, porque não existiam acordos entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia. Este problema foi ultrapassado, devido à a insistência do executivo de Filipe Batista em chegar a acordo com a Câmara Municipal.

Foi no mandato de Jorge Vala que se ouviu falar pela primeira vez em Orçamento Participativo. A proposta do nosso conterrâneo Luís Boal venceu e foi feita a pista de Pumptruck junto ao Polidesportivo da Chã. Aos domingos é uma alegria encontrar este espaço cheio de crianças com um enorme sorriso pilotando as suas bicicletas.

Depois de terminada a construção da pumptruck a Junta de freguesia construiu lá também uma Pista de Skate e hoje o Parque de Desporto e Lazer da Chã é uma referência quando falamos em desportos radicais.

O executivo de Jorge Vala dinamizou também a Semana da Educação. Um projeto itinerante, que percorreu todas as freguesias do concelho de Porto de Mós, dando a conhecer aos alunos do jardim-de-infância, 1º e 2º ciclos, o território do concelho de Porto de Mós, as suas tradições, costumes e histórias. Nesta altura foram cerca de 2000 as crianças que visitaram o Alqueidão da Serra e participaram em dezenas de atividades lúdicas e didáticas.

A meio do seu mandato, Jorge Vala teve que enfrentar a Pandemia. Manteve sempre as pessoas informadas emitindo relatórios diários, distribuiu máscaras, e criou todas as condições para travar o avanço da pandemia, mostrando-se sempre disponível para resolver os problemas que iam aparecendo, numa altura em que as pessoas andavam ansiosas e muito assustadas.

Na campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2021, Jorge Vala veio ao Alqueidão e apresentou 4 propostas concretas que quer cumprir, para a nossa freguesia.

  • Construção de um Centro de Saúde adaptado às novas exigências.
  • Ecovia integrada nos Caminhos de Fátima, entre a Valicova e a Rotunda do Major.
  • Conclusão do saneamento básico.
  • Afetar os terrenos para a área de localização empresarial, e afetar o terreno junto à sede da Junta de Freguesia, a sua requalificação, para o Mercadinho da Aldeia.

As Eleições são no dia 26. Votar em consciência é um dever de cada um de nós.