Centro de Dia – Obras

Este slideshow necessita de JavaScript.

Enquanto decorreram as obras no Centro de Dia, os utentes ficaram instalados numa sala do edifício sede da Casa do Povo.

As refeições eram confeccionadas na cozinha da Casa de São José e posteriormente transportadas para o local onde os idosos se encontram.

Os serviços administrativos funcionavam no Centro de Dia, numa parte onde já se tinham dado por terminadas as obras.

A lavandaria já estava a funcionar nas novas instalações, isto é, num edifício anexo.

Foi em 21 de Março de 1992 que foi inaugurado o centro de Dia de Alqueidão da Serra. Para esta obra muito contribuíram os habitantes do Alqueidão, quer com o seu trabalho, quer com donativos. Toda a calçada foi oferecida pelos cortadores de pedra do Alqueidão. O Sr. Manuel Gomes António ofereceu, em materiais e trabalhos de máquinas, mais de 2.000 contos. Depois de concluída, a obra foi avaliada em mais de 45.000 contos.

Centro de dia

Ao longo de todos estes anos o Centro de Dia tem desenvolvido um trabalho de extrema importância no apoio e acompanhamento dos idosos.

O Centro de Dia é o local onde os idosos podem conviver durante o dia, evitando assim a solidão das suas casas,  e onde lhes é prestada toda a assistência de que necessitam. Para além das actividades de ocupação dos tempos livres é-lhes servido o pequeno almoço, almoço e  o lanche. No fim do dia o Centro de Dia encarrega-se do regresso às suas casas.

Para os que vivem longe e não se podem deslocar, existem duas equipas de apoio domiciliário, que para além de levarem as refeições, tratam da higiene dos idosos e das habitações.

Na cozinha do Centro de Dia são preparadas todos os dias as refeições para todos os que beneficiam do apoio domiciliário, para os que permanecem nas instalações durante o dia, e ainda para outras pessoas façam a sua encomenda de acordo com a ementa que é afixada todas as semanas.

A cozinha e a lavandaria tornaram-se pequenas e pouco funcionais. Sentiu-se a necessidade de fazer obras de remodelação. Para tal a Casa do Povo candidatou-se ao Programa Proder, onde conseguiu um financiamento de 75%.

Planta

Os espaços da cozinha e o refeitório serão aumentados, sendo eliminado o atual espaço da lavandaria que irá ser transferida para um edificio anexo.

DSCN1525

DSCN1522

Esta entrada foi publicada em Casa do Povo com as etiquetas , . ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s