Segundo os especialistas o orgão de tubos da Igreja Paroquial data dos principios do século XVIII, e é o mais antigo do Concelho de Porto de Mós.
Foi construído em Mafra pelo Organeiro Português, Fontanes, e foi oferecido pelo Padre Joaquim Vieira da Rosa.
Este orgão foi bastante utilizado pelo Padre Henriques. O Padre Américo acompanhava o terço tocando este Orgão.
No anos 70 o Professor Carlos ainda tocava nele.
Orgão de armário com 2 portas, tem um teclado de 45 notas. Comandos de registos de puxar postos ao lado do teclado e 7 registos reais. O conjunto fónico (tubos) é de chumbo e madeira.
Em cima tem um ornamento com um monograma em talha dourada.
Em 1982 o orgão já não funcionava, precisava de um restauro radical e minucioso.
Todo o conjunto da mecânica de funcionamento do teclado e dos registos era muito barulhento e impreciso. O suporte dos tubos já se encontrava bastante degradado por causa do caruncho. Todas as guarnições em pele estavam ressequidas, e o fole estava inutilizável. O conjunto fónico (tubos de chumbo e madeira) também estava bastante danificado.
Foi consultado um organeiro italiano que se deslocou à nossa igreja e que deixou o seguinte orçamento de reparação:


Porque as dificuldades financeiras eram enormes, o Padre Faria enviou em 9 de Junho de 1982 um requerimento ao Instituto Português do Património Cultural, solicitando um financiamento que nunca se concretizou.
O estado de conservação do orgão foi-se degradando, devido aos elevados custos de reparação e restauro.
O orgão esteve guardado muitos anos numa das salas da igreja, onde havia catequese, depois foi para uma arrecadação da Capela da Tojeirinha, depois para a Residência Paroquial, até que se optou pelo restauro.
O orçamento foi de 40.000 euros + IVA.
O instrumento foi para restaurar no dia 11 de Fevereiro de 2023.
À minha vista, parece que os órgãos de tubos, em Portugal, vão-se encontrando mais degradados. Ainda assim, há pessoas que dedicam a sua vida ao restauro destes magníficos instrumentos, como Dinarte Machado e António Simões, dois dos TRÊS organeiros portugueses.
GostarLiked by 1 person
Bom Dia,
Perdone si escrivo en castellano. Me interesa la historia de los organos antiguos. Este no lo conocia y me parece precioso. Esperemos que se pueda restaurar pronto.
Una cosa me ha sorprendido: los tubos de fachada no parecen ser de metal; podrian ser de madera, fingiendo metal?
Muchas gracias por este articulo muy interesante.
Un cordial saludo
Alberto de Andrés
GostarGostar