A Cruzada Eucaristica

A Cruzada Eucarística das crianças foi fundada em 1916 pelo Papa Bento XV, e chegou a Portugal em 1921. É a secção infantil do Apostolado da Oração – uma piedosa união de meninos e meninas de todo o mundo católico, para alcançar a conversão das nações e a restauração cristã da sua pátria.

Chama-se Cruzada, porque à semelhança dos guerreiros antigos, que foram ao Oriente combater os infiéis e libertar os Lugares Santos, a Cruzada Eucarística das Crianças procura libertar as almas e as nações do jugo do demónio, para que nelas só reine Jesus Cristo. Eucarística – porque a sua grande arma de combate é a Comunhão frequente.

O Grupo da Cruzada Eucarística das Crianças, em Alqueidão da Serra, na década de 30, era dirigido e orientado pelo padre Henrique Antunes Fernandes.

Padre Henrique e Cruzada Eucaristica1938

A Cruzada tinha um objectivo cristão e pedagógico bem definido. Regia-se pelos estatutos do Apostolado da Oração. Propunha  converter todas as crianças católicas em apóstolos do Reino de Deus, e as armas utilizadas eram: a oração, pequenos sacrifícios e a comunhão frequente.

IMG_0007

IMG_0029

O grupo das Crianças da Cruzada Eucarística participava nos encontros e nas festas religiosas que se realizavam em Fátima, em Porto de Mós, e noutros lugares próximos.

Estavam presentes nas celebrações do dia 8 de Dezembro de 1936 em Porto de Mós, quando o edifício onde se encontravam ruíu. Muitas delas perderam a vida, bem como os adultos que as acompanhavam.

O Desastre da Escola

“ Às quatro horas e um quarto, do dia 8 de Dezembro de 1936, na escola que aqui existiu [onde hoje existe o quartel dos bombeiros voluntários], morreram, em poucos minutos, 36 crianças, de idades entre os 9 e os 11 anos. Mais cerca de 200 pessoas ficaram feridas.

O pároco de S. Pedro, Revdº Francisco Carreira Poças, em colaboração com o de S. João, Revdº Manuel Carreira Poças, resolveram fundar a Juventude da Acção Católica, em Porto de Mós. E chegara o tempo de formalizar a nova instituição. Far-se-ia uma grande reunião de jovens e falaria a todos o Revdº. Dr. Galamba de Oliveira, de Leiria.

A sala escolhida, à falta de outra julgada melhor, foi a do segundo piso da escola, lado sul, onde leccionava o prof. Lalanda Ribeiro, e a data, o dia 8 de Dezembro, festa de Nossa Senhora da Conceição.

Entre as crianças que se encaminharam para a escola, sobressaiam as da Cruzada Eucarística, em seus fatinhos brancos e cruz vermelha sobre o peito. Iam com fé, com alegria; riam e cantavam. Os pais, os familiares, associavam-se-lhes, comungavam a sua alegria e a sua fé. Sentiam todos, no coração, que iam viver uma linda festa.

Pelas 16 horas, o Revdº. Pe. Dr. Galamba de Oliveira, com o presidente da Câmara, Dr. Afonso Baptista, e outras individualidades presentes, assumiu a presidência. Na sala, homens e rapazes e homens, do lado direito, meninas e meninos da Cruzada Eucarística, ao centro, todos se comprimem uns contra os outros, pela escassez de espaço.

Havia pessoas sentadas nas janelas, havia os muitos que ficaram no átrio e nos corredores.

O Dr. Galamba anuncia que vai eleger-se o presidente da Juventude da Acção Católica, começa algumas explicações prévias e ouve-se um estalo de madeira a rasgar, soa um estrondo medonho, em uníssono com um pavoroso grito humano; o pavimento abre-se ao meio, longitudinalmente, onde estão as crianças; bate no pavimento do rés-do-chão; este abre-se, também, dando mais cerca de três metros àquele fatídico funil.

Grita-se até poder; levantam-se braços; estendem-se mãos; imploram-se auxílios impossíveis.”.

(Texto de João Matias na primeira evocação do desastre da escola).

Esta entrada foi publicada em Associações Religiosas. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s