Centro de Dia – Remodelação

Centro de Dia de Alqueidão da Serra

O Centro de Dia da Casa do Povo de Alqueidão da Serra foi inaugurado no dia 21 de Março de 1992 e era na altura uma referência a nível concelhio e distrital, cumprindo todas as regras em vigor.

Desde essa altura muita coisa mudou. Esta instituição conta actualmente com um centro de convívio e um serviço de apoio domiciliário que chega até algumas freguesias do concelho da Batalha.

Para respeitar todas as normas de segurança impostas pela ASAE e pela Segurança Social, houve necessidade de fazer remodelações profundas que mudaram por completo a face do Centro de Dia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sem capacidade para suportar os elevados custos das obras, a direcção decidiu candidatar-se ao programa Proder-Adae para revitalização de zonas rurais. O projecto foi aprovado, e com a junção de fundos próprios e a participação da comunidade foi possível avançar com os trabalhos.

Lavandaria

Estava a funcionar num espaço reduzido, foi transferida para um outro edifício nas proximidades que já tinha sido adquirido anteriormente para este fim, mas que nunca tinha sido utilizado porque também necessitava de obras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cozinha

Foi completamente remodelada. A sua área útil mais do que duplicou. Foram instalados equipamentos modernos e a capacidade de serviço aumentou, permitindo confeccionar maior quantidade de refeições.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Salas de Convívio

Foram renovadas as áreas de convívio, e os acessos, e também foi remodelada a sala onde são servidas as refeições. Junto a estes espaços foram construídas casas de banho com todas as condições de segurança para os idosos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Área Administrativa

Foram remodelados os escritórios e criada uma sala de reuniões. Para cumprir a legislação foi também necessário construir balneários masculinos, apesar de o Centro contar apenas com pessoal do sexo feminino.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Parque de Estacionamento

Foi construído junto ao edifício da lavandaria o parque de estacionamento para as carrinhas do apoio domiciliário.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DSCN3591

O Centro de Dia tem actualmente muito mais conforto e segurança para utentes e funcionários, e cumpre todos os requisitos legais. Presta um serviço de extrema importância junto da comunidade local, acolhendo e dando assistência aos idosos, e levando as refeições a casa dos que não se podem deslocar até ao Centro de Dia, tratando também da higiene nas casas onde eles se encontram.

Para cumprir a sua parte neste projecto a Casa do Povo foi obrigada a recorrer a um empréstimo bancário. As obrigações assumidas representam uma carga bastante pesada para esta instituição, pelo que a direcção conta a habitual participação da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, e ainda com o apoio da comunidade local e dos nossos emigrantes que sempre têm colaborado com as suas contribuições para as obras sociais que se têm feito na nossa terra.

Esta entrada foi publicada em Casa do Povo. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s