O Padroeiro

Em O Couseiro, o livro mais antigo em que se fala do padroeiro da freguesia de Alqueidão da Serra, lê-se:

“O mesmo Bispo D. Martim Afonso de Mexia desmembrou da freguesia do Reguengo o lugar do Alqueidão da Serra, na parte que é termo de Leiria, com outros lugares, e levantou aí a Freguesia, da invocação de S. José, na ermida que estava no mesmo lugar; e para se dizer missa na nova igreja se deu licença no ano de 1620.”

As memórias mais antigas indicam que São José, o padroeiro, estava no altar-mor, o lugar mais importante da Igreja, onde atualmente está a cruz.

A imagem de São José, que é hoje venerada na Igreja Paroquial foi uma oferta de todos os homens de nome José que existiam na paróquia.

Visita da Imagem do Padroeiro aos outros lugares da Freguesia

Pela primeira vez na história desta terra a imagem do padroeiro São José deixou a Igreja Paroquial para visitar os outros lugares da Freguesia.

Percorreu os lugares de Casais dos Vales, Covão de Oles, Covas Altas, Bouceiros e Casal Duro, e regressou à Igreja Paroquial.

São José, Padroeiro e Protetor

São José é um grande intercessor que temos diante de Jesus. Nunca tarda em nos ajudar a conseguir alguma graça, desde que a peçamos com fé.

A Sagrada Escritura diz-nos que  São José é era um homem justo, temente a Deus e que aceitou dar sua vida para criar e educar um filho que não era seu.

Diz-nos ainda que era carpinteiro, e pobre, porque quando foi levar Jesus ao Templo para ser circuncidado e Maria purificada, ofereceu como sacrifício um par de rolas, que era o que ofereciam as pessoas que não tinham condições para comprar um cordeiro.

Quando José soube da gravidez de Maria, e sabendo que não era seu o filho que ela esperava, planeou deixá-la em silencio para não a expor à vergonha e crueldade. Naquela época, as mulheres acusadas de adultério eram apedrejadas até à morte.

José foi também um homem de fé e obediente. Quando o anjo do Senhor lhe revelou num sonho o mistério sobre a criança que Maria esperava, imediatamente  a tomou como esposa, sem fazer perguntas e sem se preocupar com o que diriam os outros.

Quando o anjo lhe apareceu de novo para o avisar do perigo que a sua família corria, imediatamente deixou tudo o que tinha, bem como os parentes e amigos, foi-se embora para um país estranho e lá ficou, aguardando pacientemente até que o anjo do Senhor, no devido tempo, lhe disse que podia voltar.

Quando Jesus ficou no templo, perdido dele e da mãe, José, juntamente com Maria, procurou-o com grande ansiedade até que o encontrou ao fim de três dias.

José tratava Jesus como seu próprio filho, a tal ponto que os habitantes de Nazaré repetiam constantemente em relação a Jesus “Não é ele o filho de José?”.

São José é invocado em casos de doença, junto a agonizantes, em casos de dificuldades financeiras e pelas famílias. Na ladainha em sua honra ele é invocado como terror dos demónios.

Terço de São José

Hino a São José

Oração a São José

Lembrai-vos, São José, puríssimo esposo da Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado a vossa proteção e implorado o vosso socorro e não fosse por vós consolado. Com esta confiança venho à vossa presença e a vós, fervorosamente, me recomendo. Oh! não desprezeis as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, atendeis a Graça que vós peço agora; (peça a graça); dignai-vos de à acolher piedosamente; por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Esta entrada foi publicada em Devoções. ligação permanente.

Uma resposta a O Padroeiro

  1. Sérgio Miranda diz:

    Obrigado a todos que participaram e que receberam o nosso Padroeiro. Admito que fiquei surpreendido com o empenho e devoção de quem acompanhou e enfeitou as ruas e pontos de paragem. Um especial obrigado à Dulce por registar este acontecimento para que fique na memoria da nossa Paróquia / Freguesia.

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s