Tojo

O Tojo é um arbusto que mede cerca de 1 a 3 metros de altura e tem ramos espessos. Chamamos-lhe “mato”. Não sobrevive a temperaturas muito altas, muito baixas ou em terras áridas.

DSCN4078

Este arbusto destaca-se pelas suas flores amarelas que aparecem na primavera. O fruto é uma vagem achatada, preta, densamente peluda que tem dentro 2 a 3 pequenas sementes.

Esta planta tem a particularidade de ser muito resistente aos incêndios uma vez que possui a capacidade de renascer a partir das raízes, após o fogo. As sementes também conseguem  germinar depois da ocorrência de um incêndio.

No Alqueidão da Serra encontramos muitas plantas deste tipo, talvez seja por isso que existem nesta freguesia zonas com o nome de TOJEIRA e TOJEIRINHA.

Antigamente o tojo era utilizado para “cama” dos animais juntamente com outros matos, e também servia de combustível para acender os fornos de cozer o pão.

Atualmente as suas flores amarelas continuam a embelezar os campos na primavera, mas este arbusto já não tem a mesma utilidade que teve noutros tempos.

Tojos e Rosmaninho

Tojo e Rosmaninho

 

Esta entrada foi publicada em Plantas Silvestres. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s