O Tojo é um arbusto que mede cerca de 1 a 3 metros de altura e tem ramos espessos. Chamamos-lhe “mato”. Não sobrevive a temperaturas muito altas, muito baixas ou em terras áridas.
Este arbusto destaca-se pelas suas flores amarelas que aparecem na primavera. O fruto é uma vagem achatada, preta, densamente peluda que tem dentro 2 a 3 pequenas sementes.
Esta planta tem a particularidade de ser muito resistente aos incêndios uma vez que possui a capacidade de renascer a partir das raízes, após o fogo. As sementes também conseguem germinar depois da ocorrência de um incêndio.
No Alqueidão da Serra encontramos muitas plantas deste tipo, talvez seja por isso que existem nesta freguesia zonas com o nome de TOJEIRA e TOJEIRINHA.
Antigamente o tojo era utilizado para “cama” dos animais juntamente com outros matos, e também servia de combustível para acender os fornos de cozer o pão.
Atualmente as suas flores amarelas continuam a embelezar os campos na primavera, mas este arbusto já não tem a mesma utilidade que teve noutros tempos.

Tojo e Rosmaninho