Em Portugal podem ser encontradas 55 espécies de orquideas selvagens, sendo que 27 das quais aparecem no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. O género Ophrys é um deles.
Antigamente chamávamos-lhe “abelhinhas”, por terem uma forma que nos lembrava uma abelha.
O labelo destas orquídeas imita a fêmea de uma abelha e emite um cheiro semelhante ao que a fêmea da abelha exala para atrair os zangões. Estes vêm desesperados afim de acasalar e acabam por carregar o pólen que levam até outras flores.
Esta orquídea selvagem prefere solos calcários. Cresce até aos 30 cm.
Não é nada fácil encontrá-las. Elas adoram crescer no meio das pedras, sozinhas.
Se percorrermos as serras do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros em busca de tesouros, nos meses de Junho a Julho, além das “abelhinhas” ainda podemos encontrar outras diferentes espécies de orquídeas selvagens. É preciso andar com os olhos bem abertos para as identificar, algumas nem parecem orquideas. Todas elas são espécies protegidas pelo que só nos é possível observar, apreciar, cheirar e fotografar.
Orquídeas são lindas e cultivo cerca de 40 na minha casa. Muito bom o seu post!
GostarGostar
Beautiful, so beautiful . . . one of my delights when in the Algarve is the spring is discovering orchids on walks. Noway near discovering all the species in Portugal though!
GostarGostar