Natural de Alqueidão da Serra, Ana Margarida, filha de João Amado Batista e Maria de Fátima Amado Roque, era investigadora na Unidade de I&D Química-Física Molecular, e dedicava o seu trabalho maioritariamente à espectroscopia vibracional associada a cálculos de mecânica quântica.
Nos últimos anos dividia o seu tempo entre o Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra, e a casa dos pais em Alqueidão da Serra.

Apercebendo-se das grandes dificuldades que as pessoas do Alqueidão da Serra tinham no acesso aos Serviços de Saúde, ajudou a fundar a Associação de Utentes de Saúde de Porto de Mós, Ur’Gente.

A Guida era o rosto e a voz da luta dos utentes do concelho de Porto de Mós pelo direito a melhores cuidados saúde. Ouvia toda a gente com carinho e atenção e interessava-se pelos problemas que existiam tentando sempre resolver as questões que incomodavam as pessoas da sua terra.
Na quarta-feira de cinzas do ano de 2022 a nossa Guida deixou-nos…
Tinha 57 anos.
A melhor homenagem que lhe podemos fazer, é continuar a sua luta pela garantia de melhores cuidados de saúde, não só no Alqueidão da Serra mas também em todo o concelho de Porto de Mós, com a mesma coragem e determinação que ela tinha…