Pedro Matos

Pedro Manuel Amado Roque de Matos, filho de Francisco Amado de Matos e de Inês dos Anjos Roque de Matos, nasceu em Alqueidão da Serra (Porto de Mós) em 31 de Outubro de 1961.

Realizou os seus estudos secundários em França, até à entrada na Universidade de Coimbra, no ano de 1980.

Licenciou-se em Matemática (ramo Educacional), em 1985 com a classificação final de 16 valores e apresentando a Monografia “Elementos de Cálculo Tensorial”.

No ano lectivo 84/85 foi professor estagiário na Escola Secundária de Avelar Brotero em Coimbra.

No ano lectivo 85/86 foi professor do quadro com nomeação definitiva na Escola Secundária de Mira de Aire, requisitado na Escola Secundária de Porto de Mós.

Entre os anos lectivos 86/87 a 88/89, foi professor do quadro com nomeação definitiva na Escola Secundária de Porto de Mós, onde leccionou todos os níveis da disciplina de Matemática no Ensino Secundário (7º a 12º anos) e exerceu os cargos de Director de Turma e de Delegado de Grupo.

A convite do Professor Doutor Jorge António Sampaio Martins, no ano lectivo de 89/90 foi assistente convidado do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, leccionando as disciplinas de Álgebra Linear e Geometria Analítica, Geometria e Geometria Diferencial.

Nos dois anos lectivos seguintes (90/91 e 91/92), continuou como assistente convidado do Departamento de Matemática, leccionando as mesmas disciplinas do ano lectivo 89/90.

De Março de 1989 a Dezembro de 1990 frequentou o ramo Científico do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, tendo completado o 3º ano e obtido aprovação em duas disciplinas do 4º ano. Interrompeu este curso para frequentar o Mestrado em Matemática, ramo de especialização em Física-Matemática, no referido Departamento de Matemática.

A 20 de Abril de 1993 obteve o título de Mestre com a classificação final de Muito Bom, por unanimidade, apresentando a dissertação “Sobre a Iinterpolação com um Parâmetro Função em Grupos Abelianos Quasi-normados”, sob a orientação do Professor Doutor Jorge António Sampaio Martins.

No ano lectivo de 92/93 voltou a leccionar a disciplina de Matemática na Escola Secundária de Porto de Mós, até Fevereiro de 1994.
Em Março de 1994 passou a ser Professor Adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria, leccionando nesse semestre as disciplinas de Análise Numérica e Matemática II.

A 6 de Julho de 1994 passou a ser conselheiro do Conselho Científico da ESTG e a 8 de Outubro de 1996 assumiu pela primeira vez a coordenação do Departamento de Matemática da ESTG.

No ano 2000 concluiu o seu Doutoramento em Matemática (área de Matemática Pura), também na Universidade de Coimbra, com a tese “Interpolação por meio de espaços intermédios gerais de operadores compactos, operadores estritamente singulares e outros ideais relacionados”, tendo como orientadores os Professores Doutores Fernando Coboz Díaz (Universidade Complutense de Madrid) e Jorge António Sampaio Martins (Universidade de Coimbra).

O seu domínio de especialização era a Análise Funcional e tinha particular interesse em investigar a Teoria de Functores de Interpolação Maximais e Minimais e suas Aplicações.

À data do seu falecimento, era Professor Coordenador de Nomeação Definitiva no quadro da ESTG e Presidente do seu Conselho Científico.

Além da actividade académica, era ainda Presidente da Assembleia de Freguesia de Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Mós, de onde era natural.

Por outro lado, ao longo da sua vida, teve uma forte intervenção nas realidades locais de Alqueidão da Serra, ocupando durante vários anos os seguintes cargos:
• Director do Jornal Cruzeiro;
• Director da Rádio Cruzeiro;
• Director da Catequese Paroquial;
• Membro da Direcção do Centro Cultural e Recreativo;
• Membro do Conselho Fiscal da Casa do Povo.

Aos 43 anos de idade, faleceu na madrugada do dia 28 de Julho de 2005, em Coimbra, vítima de doença prolongada, e está sepultado no cemitério da freguesia de Alqueidão da Serra.

Pedro Manuel Amado Roque de Matos

Excelente professor e investigador de mérito, deixa na ESTG um exemplo de dedicação, seriedade e alegria, que “aliadas ao elevadíssimo padrão ético e à impecável noção de serviço público que marcavam todas as actividades a que se dedicava, erguem-no a referência inesquecível para esta Escola e exemplo a seguir por toda a comunidade académica”.

Prémio Doutor Pedro Matos

O Prémio Doutor Pedro Matos é uma merecida homenagem ao colega Pedro Manuel Amado Roque de Matos, excelente professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.

O Prémio Doutor Pedro Matos é destinado a alunos do Ensino Secundário e tem como objectivo fomentar a criatividade e o interesse pela Matemática e suas aplicações, bem como despontar novos jovens talentos.

Podem candidatar-se ao Prémio estudantes do ensino secundário, individualmente ou em grupo com o máximo de 3 estudantes. Do grupo pode ainda fazer parte um professor do ensino secundário, ao qual caberá o papel de orientador.

http://www.premiopedromatos.ipleiria.pt/

http://www.forum.pt/estudantes/concursos/5251-secundaria-de-ourem-

Homenagem da Junta de Freguesia de Alqueidão da Serra

 No dia 3 de Outubro de 2009 foi descerrada a placa que identifica a estrada que dá acesso à nova sede da Junta de Freguesia com o nome de Rua Dr. Pedro Matos.

Na cerimónia, estiveram presentes o Sr. Presidente da Junta de Freguesia Fernando Sarmento, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós João Salgueiro, o Sr. Padre José Frazão, entre várias outras pessoas da freguesia.

Esta entrada foi publicada em Biografias. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s