Brazão:
Escudo de azul, uma faixa xadrez de prata e negro, de quatro tiras; monte de três cômoros de ouro realçados de negro; vara de verde florida de prata, posta em pala; coroa mural de prata de três torres; listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas “ALQUEIDÃO DA SERRA”
Bandeira:
De branco, cordões e borlas de prata e azul, haste e lança de ouro.
Selo:
Nos termos da lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Alqueidão da Serra – Porto de Mós”.
Justificação da Simbologia
Faixa xadrez de prata e negro de quatro tiras
A faixa representa: o troço de Estrada Romana, testemunho notável da romanização na freguesia; a actividade mais tradicional da freguesia, a extracção de pedra utilizada nas típicas calçadas portuguesas, calcário preto apenas explorado em Alqueidão, e calcário branco; o reencontro das duas versões do topónimo da freguesia – tufo calcário e passos; a via entre os alqueidoenses do passado e os que edificam o presente com o seu trabalho na Freguesia.
O Monte
Monte de três cômoros de ouro realçados de negro
Os montes representam: A localização geográfica da Freguesia em região montanhosa das Serras de Aire e Candeeiros; As três zonas da freguesia: Alqueidão, Bouceiros e Casal Duro.
Vara Florida
Vara de verde florida de prata, posta em pala
A vara representa: O orago São José, esposo da Santíssima Virgem Maria e pai adoptivo de Jesus; a religiosidade de um povo peregrino nos caminhos da vida.
Foi com bastante prazer tive oportinidade de ler coisas que eu nao conhecia do nosso Alqueidao e sempre bom conhecer a nossa historia..
GostarGostar