Limão

Benefícios do limão

Os benefícios do limão – Por que esta fruta emagrece?

Desintoxica  –  “O limão deixa o PH do sangue mais alcalino, o que favorece o trabalho das enzimas responsáveis pela eliminação de toxinas”, diz a nutricionista Daniela Jobst.

Diminui o armazenamento de gordura –  A casca é rica em monoterpenos, moléculas dos óleos cítricos que penetram com facilidade em tecidos e células do corpo, ajudando a regular a absorção de açúcares e o armazenamento de gordura.

É Diurética – O potássio contido na fruta auxilia na eliminação de sódio, o que facilita a produção de urina.

Acelera a digestão –  A acidez do limão ajuda na quebra das moléculas de proteína, facilitando o processo de digestão dos alimentos ingeridos.

Aumenta a sensação de saciedade – Efeito alcançado graças à grande concentração de pectina – uma fibra solúvel que aumenta a sensação de saciedade.

E da vitamina C, contida no limão em grande quantidade:

É antioxidante – Combate os radicais livres responsáveis pela oxidação da pele e pelo envelhecimento.

Fortalece o sistema imunológico – A vitamina impede que os radicais livres ataquem as células imunológicas do corpo e, assim, ajuda a fortalecer a saúde do organismo.

Deixa o corpo firme  Tal efeito existe pois a vitamina compõe a base da molécula do colágeno, substância que forma as fibras que dão sustentação à pele.

Melhora o funcionamento mental  –  Isto porque ajuda na absorção do ferro pelo corpo – e esse mineral atua na produção de enzimas que mantêm os neurônios sempre ligados. Além disso, a falta de ferro pode provocar anemia.

Mantém a estrutura do organismo –  A vitamina C tem trabalho imprescindível no processo de assimilação do cálcio – mineral que atua principalmente na firmeza da massa óssea e dos dentes – pelo organismo.

Já em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto, mas apenas em 1928 se obteve a ciência sobre a substância que combatia tal doença, batizado ácido ascórbico ou vitamina C, na qual o limão proporciona em grande quantidade: o sumo do limão contém aproximadamente 500 miligramas de vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico por litro.

Atualmente, o limão é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo.

Popularizou-se no Brasil durante a chamada Gripe Espanhola (epidemia gripal de 1918), quando atingiu preços elevados, chegando a ser comprada por de dez a vinte mil réis cada unidade.

As suas aplicações na vida doméstica são inúmeras: Com o suco da fruta, preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes, chá, e também produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.

Em Fitoterapia, é utilizado para diversas patologias, tais como gota, artrite e pedra nos rins, reumático, infecções e febres, aterosclerose, combate ateromas (remove placas gordurosas das artérias), constipações, gripes, dores de garganta, tosse, acidez gástrica  e úrica (alcaliniza o sangue, portanto, benéfico principalmente para quem ingere muitas carnes e proteínas em geral, produzindo excesso de resíduos ácidos). Sua ingestão dissolve e elimina os sedimentos úricos dos rins e das articulações, frieiras, caspas, cicatrizações, ajuda a manutenção de colágeno, hemoglobina, atua como anti-séptico, etc.

O limão possui uma substância própria denominada limoneno, capaz de combater os radicais livres.

Contém também vitamina E, que estimula o sistema imunológico, combate problemas de pele, protege contra a fibrocistina ( doença que atinge as mamas ). É rico em mucilagem, protetora da parede do estômago e do trato intestinal. Para quem tem problemas de circulação venosa, pés inchados, edemas, varizes, tromboses, é indicado tomar muito suco de limão, pois ele contém bioflavonóides, hisperidina, e a diosmina, que estabilizam os vasos capilares e melhoram a circulação venosa.

Contém citratos – sais de ácido cítrico – entre os quais, o citrato de potássio, que impede a formação de cálculos renais, facilitando sua dissolução.

É, fundamentalmente, um remédio tónico que ajuda a manter a boa saúde.

Esta entrada foi publicada em Salada de Frutas. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s