Quando fizer uma feijoada ou se a carne para cozinhar for muito gorda, siga este conselho:
Coloque uma laranja inteira, lavada e com a casca, a cozer junto com a carne. A gordura fica toda dentro da laranja, basta cortá-la para ter esta confirmação. A laranja não modifica em nada o sabor da carne, que fica mais saudável, com muito menos gordura.
Experimente com um bocado de linguiça: Ferva a água, fure a linguiça com um garfo, coloque a laranja na panela e depois a linguiça. Deixe ferver 5 minutos e comprove que a gordura está toda dentro da laranja. Depois frite a linguiça e veja como está deliciosa.
A laranja também é muito conhecida por ser fonte de vitamina C. A vitamina C é o nutriente mais importante da laranja. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa.
A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor.
A camada branca entre a casca e as gomas, de dimensão variável, raramente é utilizada, apesar de ter um sabor levemente doce. É recomendada para “quebrar” o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto.
Valor nutricional
Cada 100 gramas de laranja contém:
Calorias: 65 Kcal Proteínas: 0,6 g Gorduras: 1 g Vitamina A – 195 U.l. Vitamina B1 (Tiamina) – 135 µg Vitamina B2 (Riboflavina) – 150 µg Vitamina B3 (Niacina) – 0,25 mg Vitamina C – Ácido ascórbico) – 48 mg Cálcio – 45 mg Potássio – 36 mg Fosforo – 21 mg Sódio – 13 mg Enxofre – 11 mg Magnésio – 8 mg Cloro- 2 mg Silício – 0,45 mg Ferro – 0,2 mg