Sabugueiro

O sabugueiro é desde a antiguidade definido como o guardião da saúde.  Os espanhóis, mais propriamente os catalães chama-lhe “árvore boa”; Os Açoreanos puseram-lhe o nome de “chá do bem fazer” à infusão que se faz com a flor seca do sabugueiro. Os antigos achavam que dentro de cada sabugueiro morava uma curandeira que tinha sido morta na inquisição de forma injusta.

Utilização

As flores de sabugueiro têm de ser secas. Por superstição, para que as flores tenham efeito medicinal têm que ser colhidas na véspera ou no dia de São João, a fim de estarem abençoadas pelo Santo.

A segunda casca, que é aquela que fica depois de se raspar a parte externa das varas, é purgante e diurética. Devido ao seu grande valor diurético é particularmente indicada nos casos em que é necessário eliminar a água em excesso no organismo, como no reumatismo.

As folhas são utilizadas ou em fresco, ou secas. Depois de secas podem-se utilizar na preparação de um unguento: “Unguentum Sambuci Viride”. Este era ou foi muitas vezes utilizado como remédio doméstico para tratar escoriações, entorses, frieiras, assim como para cicatrizar cortes.

A baga do sabugueiro contem flavonóides (rutina e isoquercitina), ácidos orgânicos, pigmentos antocianicos, açúcares redutores, isto para além de pectina, taninos e vitaminas A, e C assim como elementos minerais.

O extracto da baga de Sabugueiro, tem propriedades laxativas. O sumo é um óptimo remédio contra as enxaquecas e as dores nervosas.

Na Culinária

Servem para enfeitar saladas, doces, sempre usadas cruas e frescas. O fruto utiliza-se como aditivo ao vinho, para lhe dar, especialmente, cor.

Bebida de Flores de Sabugueiro

Ferva 2 litros de água com 500 gr de açúcar. Deixe arrefecer. Coloque sumo e raspa de um limão e as flores de sabugueiro. Deixe descansar por 24 h, coberto com um pano de linho ou uma fralda.

Coloque num vidro de 3 l de boca larga, ou num recipiente que possa ser hermeticamente fechado. Acrescente 1 l de vinho branco ou cidra e deixe descansar por duas semanas. Esta bebida pode ser servida como suco, ou misturada com frutas e água.

Uso Medicinal

As propriedades do sabugueiro são admiradas desde os tempos de Hipócrates (século 5 a.C.), considerado o maior médico da antiguidade.

Esse arbusto ajuda nas inflamações, é anti diarreico, óptimo para crianças com doenças como o sarampo e a catapora, pois baixa a temperatura do corpo e é anti-febrífugo. A fruta quando seca e tostada, moída e preparada como café, é excelente para interromper a diarreia.

As folhas machucadas podem ser aplicadas nos casos de queimaduras, retirando rapidamente a dor.

O chá das flores secas do sabugueiro é utilizado contra resfriados, gripes, anginas e nas enfermidades eruptivas, como sarampo, rubéola, varíola e escarlatina, por provocarem rapidamente a transpiração.

O chá das cascas, raízes e folhas é indicado para combater a retenção de urina (efeito diurético) e o reumatismo. Além disso, o chá da frutinha purifica o sangue e limpa os rins.

Uso Energético

O sabugueiro é indicado para pessoas que estão sempre temendo perder o controle das situações. Para quem tem movimentos involuntários de origem nervosa. Diz-se que limpa a aura e prepara para coisas novas e criativas.

Crenças!

Não vão longe os tempos em que eram colocadas nas portas e janelas das casas para impedir a entrada de males ou ainda nas tumbas para proteger os defuntos das bruxas e espíritos maléficos.

Dizia-se que de sua madeira foi feita a Cruz do Calvário, e por esse motivo, acreditava-se que dava azar cortar um tronco de sabugueiro.

Esta entrada foi publicada em Plantas Medicinais. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s