O Kionga

Chamava-se Joaquim Vieira Patrão e era natural de  Alqueidão da Serra. Casou com Emilia Lenhoa e morava numa casinha perto da Igreja Paroquial.

Foi o único alqueidanense que combateu os alemães no norte de Moçambique na primeira Grande Guerra (1914-18).

Quionga é uma localidade situada junto à foz do Rio Rovuma, no norte de Moçambique, onde Joaquim Vieira Patrão combateu.

Quionga era naquela altura uma localidade constituída apenas por três casas comerciais e uma centena de palhotas, mas era o único lugar habitado, de importância, no chamado triângulo de Quionga. Um lugar que Joaquim Patrão quis juntar com orgulho ao seu nome… como alcunha.

Joaquim Vieira Patrão falava daquela época da sua vida com satisfação e orgulho. Ele fez parte do corpo expedicionário que voltou a incorporar, no domínio português, a zona de Quionga, em Moçambique, de que os alemães se tinham apossado em 1894.

O batalhão do regimento de infantaria 23, no qual estaria integrado Joaquim Vieira Patrão, embarca em Lisboa a 3 de Junho a bordo do vapor Moçambique.

Neste navio seguia também o Quartel General. Para o transporte das tropas, foram ainda fretados, aos Transportes Marítimos do Estado, o vapor Portugal, Zaire, Amarante, Beira e Machico que seguiu para Moçambique a 28 de Junho.

No vapor Moçambique seguia, como militar, Joaquim Vieira Patrão, enquanto o Machico era comandado por Afonso Vieira Dionísio, que também era natural de Alqueidão da Serra.

As missões destes dois alqueidanenses nunca se cruzaram, nunca se proporcionando, portanto, o contacto pessoal quer no cais de embarque em Lisboa ou em terras africanas.

Ver:

http://www.arqnet.pt/portal/portugal/grandeguerra/pgm_mocam02.html

Em homenagem a Joaquim Vieira Patrão, foi dado o nome pelo qual ele era conhecido, à rua  onde está a casa onde morava.

Esta entrada foi publicada em Biografias. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s