O Lencinho

“O Lencinho” era jogo para ambos os sexos. Havia uma roda de jogadores, mas ficava um de fora. Este, fazendo um nó em qualquer das pontas do lenço de assoar, percorria a passo todo o círculo, pela banda exterior, e dava uma ou mais voltas, a seu entender. Lá quando e onde muito bem entendia largava o lenço (quanto mais despercebidamente melhor) atrás de um dos participantes.

Enquanto toda a roda se divertia soltando suas graças, umas vezes sem intenção especial outras para distrair o jogador atrás de quem fora posto o lenço, o que o depositara continuava seu caminho.

E se fosse caso que vingasse chegar ao pé do que escolhera para o efeito do jogo, sem este se aperceber do que se passara, pegava naquele pequeno e leve tecido e toca de açoitar o despreocupado jogador, com a parte do nó.

A vítima era obrigada a soltar-se das mãos a que estava ligado, e a dar a volta à circunferência até chegar ao ponto da partida, apanhando sempre com o nó, se o perseguidor conseguia apanhá-lo.

Uma vez aí, terminava o seu castigo e soava a hora da “vingança”. É que, a partir desse momento, pertencia-lhe pegar no lenço e fazer o mesmo que o antecedente.

Se, porém, era coisa que o parceiro que ele preferenciara para lhe pôr o lenço se apercebia do acontecido, este levantava-o e partia para a volta a tentar a sua sorte.

Daqui resultava que, em dada altura, ainda bem um jogo não ia a meio, já tudo estava em condições para começar o outro. Bastava para isto, que a roda estivesse fechada com o último a largar o “lencinho”.

Esta entrada foi publicada em Jogos Tradicionais. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s