O Jogo do Cântaro

Neste jogo se distraíam rapazes e raparigas. Num dos mais espaçosos e frequentados largos do lugar, sem preceitos na disposição individual, formavam roda de grande diâmetro, deixando pequeno intervalo de um para o outro, de forma a permitir os movimentos.

Os que a formavam, na altura própria atiravam o cântaro pelo ar, nos endireitos dos mais distantes para causar efeitos durante os momentos que a bilha cortava o espaço. Quanto mais alto ela subisse tanto melhor.

Os lançamentos eram precedidos, acompanhados e seguidos de apreciações ou comentários em que havia, regra geral, certa intenção facilmente decifrada, quanto mais não fosse por alguns.

Não havia tempo contado para a duração do jogo. Durava tanto quanto possível.

É que, tanta vez a bilha atrepava ao ar que findava por acontecer o inevitável: cair no chão e escassilhar-se, em consequência de ligeiro descuido, erro de avaliação da distância e por judiaria de algum mais rabino ou de brincalhão desmancha-prazeres.

As críticas a este acontecimento variavam consoante o motivo pelo qual se tirava que o cântaro foi reduzido a cacos inaproveitáveis no meio do chão.

Sucedia haver substituição da bilha por outra. Neste caso, ficava de fora a ver, aquele que tivesse dado causa à destruição da antecedente. Valha a verdade que o prejuízo resultante da inutilização do cântaro ou quarta a pouco subia, pois que normalmente utilizava-se uma já rachada, sem asa ou com outra mazela de igual teor e gravidade. Quando muito, o dono perdia o vaso para manjericões, que obteria do fácil aproveitamento da metade inferior da bilha.

Esta entrada foi publicada em Jogos Tradicionais. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s