Mezinhas

O nome desta planta é Borragem (Borago officinalis L.).

No Alqueidão chamamos-lhe Mezinhas.

É uma planta herbácea anual, mediterrânea, que cresce em terras ricas em azoto.

Em algumas zonas da Alemanha e no norte da Espanha a borragem é utilizada como legume, mas o seu cultivo é feito principalmente para a produção de sementes.

A planta é útil no tratamento de sintomas relacionados com gripe, bronquite, afecções das vias urinárias, herpes e sarampo, entre outros.

É também utilizada em medicamentos indicados para alívio da tensão pré-menstrual e em anti-inflamatórios para patologias relacionadas com inflamações e tumores.

A forma mais comum de utilizar esta planta é através do óleo de borragem. Este óleo é extraído da semente da planta e é usado em problemas cutâneos.

É também utilizada para fazer chá, mas como as folhas da borragem têm pêlo, é necessário passar o chá por um processo de filtração.

Na Culinária

Na culinária a folha da Borragem é muito utilizada nas dietas sem sal devido à sua riqueza em cálcio e outros sais minerais.

As folhas jovens podem ser utilizadas em sopas, saladas e queijos frescos e podem ainda ser panadas com ovo e farinha e depois fritas. Se forem cozinhadas como espinafres, ou seja, fervidas em água com sal e depois temperadas com azeite, são indicadas para pessoas delicadas, doentes e convalescentes.

DSCN7857

Esta entrada foi publicada em Plantas Medicinais. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s