O nome desta planta é Borragem (Borago officinalis L.).
No Alqueidão chamamos-lhe Mezinhas.
É uma planta herbácea anual, mediterrânea, que cresce em terras ricas em azoto.
Em algumas zonas da Alemanha e no norte da Espanha a borragem é utilizada como legume, mas o seu cultivo é feito principalmente para a produção de sementes.
A planta é útil no tratamento de sintomas relacionados com gripe, bronquite, afecções das vias urinárias, herpes e sarampo, entre outros.
É também utilizada em medicamentos indicados para alívio da tensão pré-menstrual e em anti-inflamatórios para patologias relacionadas com inflamações e tumores.
A forma mais comum de utilizar esta planta é através do óleo de borragem. Este óleo é extraído da semente da planta e é usado em problemas cutâneos.
É também utilizada para fazer chá, mas como as folhas da borragem têm pêlo, é necessário passar o chá por um processo de filtração.
Na Culinária
Na culinária a folha da Borragem é muito utilizada nas dietas sem sal devido à sua riqueza em cálcio e outros sais minerais.
As folhas jovens podem ser utilizadas em sopas, saladas e queijos frescos e podem ainda ser panadas com ovo e farinha e depois fritas. Se forem cozinhadas como espinafres, ou seja, fervidas em água com sal e depois temperadas com azeite, são indicadas para pessoas delicadas, doentes e convalescentes.