Centro de Dia

O edifício sede da Casa do Povo foi inaugurado a 30 de Setembro de 1984.

Uma das primeiras actividades da Casa do Povo, foi o Centro de Convívio. Seguiu-se-lhe a construção do edifício do Centro de Dia da Terceira Idade e a criação do Serviço de Apoio Domiciliário e do ATL. A Inauguração ocorreu no dia 21 de Março de 1992.

Esta obra está implantada no centro da povoação, junto à Igreja Paroquial, no local onde antigamente existiram cinco antigas habitações, entre elas a casa da Ti Cândida, a Casa da Ti Maria Alvina e a taberna do Ti João Vitório.

1951

A casa da Ti Cândida e a Taberna do Ti João Vitório em 1951

Centro Velho

1990

A aquisição destes espaços importou em 6.100 contos.

As demolições tiveram inicio em Outubro de 1989. O Projecto foi elaborado pelo Gabinete de Apoio Técnico de Leiria, que fez o acompanhamento da obra, sendo esta fiscalizada pelo Centro Regional de Segurança Social de Leiria.

Os trabalhos preparatórios (demolições, preparação do terreno e fossa) importaram em 3.900 contos. Ao empreiteiro foi entregue a primeira fase por 19.686.717$50 e a segunda por 17.965.528$00.

Para esta obra muito contribuíram os habitantes do Alqueidão, quer com o seu trabalho, quer com donativos. Toda a calçada foi oferecida pelos cortadores de pedra do Alqueidão. O Sr. Manuel Gomes António ofereceu, em materiais e trabalhos de máquinas, mais de 2.000 contos. Depois de concluída, a obra foi avaliada em mais de 45.000 contos.

DSCN1447

Centro de dia

A obra foi dada por concluída em 18 de Outubro de 1991.

O Centro de Dia presta um conjunto de serviços onde são asseguradas aos utentes as principais refeições diárias, cuidados de higiene pessoal, tratamento de roupas e actividades  culturais e recreativas diversas. 

O Centro de Dia dispõe de duas carrinhas para o serviço de transporte, assegurando assim a deslocação do idoso do seu domicílio ao Centro de dia, assim com o seu regresso. Uma dessas carrinhas foi adquirida com donativos enviados pelos emigrantes, principalmente os residentes no Canadá.

Para os idosos que não se podem deslocar, existe o Serviço de Apoio domiciliário, composto por duas equipas que levam as refeições a casa dos idosos e tratam da sua higiene pessoal e higiene da habitação.

Em 2013 o Centro de Dia foi completamente remodelado. As obras incluíram o alargamento da cozinha, a melhoria dos acessos e da parte administrativa,e a construção de uma lavandaria e de um parque de estacionamento num terreno próximo.

Planta

Planta da nova cozinha

 

Esta entrada foi publicada em Casa do Povo. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s