A salsa é muito usada em culinária como tempero e também se usa na medicina caseira. Os antigos egípcios usavam-na como um remédio para dor de estômago e distúrbios urinários.
É riquíssima em vitaminas A, B1, B2 e C, e tem uma boa percentagem de ferro, é um vegetal que dá um sabor agradável ao alimentos cozinhados, para além de os enriquecer com suas vitaminas.
Utilizada com cosmético a salsa combate as rugas, visto que é antioxidante. Friccionar a pele com suco de salsa elimina sardas e manchas da pele. Para dar brilho aos cabelos aconselha-se ferver salsa durante 20 minutos e enxaguar os cabelos com este chá depois da lavagem.
LIMPE OS SEUS RINS!
Os nossos rins filtram o sangue, removem o sal, veneno e qualquer coisa indesejada que entra no nosso corpo. Com o tempo o sal vai-se acumulando no nosso organismo e por isso torna-se necessário fazer uma limpeza ao rins.
Para nos libertarmos do excesso de sal fazemos assim:
Lava-se um ramo de salsa, limpa-se, e depois corta-se em pedaços pequenos que se colocam numa panela, despeja-se água para cima e deixa-se ferver por dez minutos.
Deixa-se arrefecer e depois filtra-se e despeja-se numa garrafa. Conserva-se no frigorífico e bebe-se um copo por dia. A salsa é conhecida como a melhor limpeza de tratamento para os rins.
A salsa aparece espontaneamente na natureza que nos rodeia, mas também é semeada nos jardins, nos canteiros, ou em qualquer sitio perto de casa. Para fazer as morcelas típicas do Alqueidão são utilizados enormes ramos de salsa.
O factor mais importante ao semear salsa, é não deixar que as sementes sequem durante o processo de germinação. As sementes devem germinar entre duas a quatro semanas.