Dia 19 de Março celebramos o dia de São José, Padroeiro da Freguesia de Alqueidão da Serra.
Foi em resposta a um pedido que lhe fez o Padre Manuel Afonso e Silva, que o Papa Pio IX concedeu ao Alqueidão uma grande graça de natureza espiritual: o Jubileu de São José. Estávamos em 11 de Julho de 1872.
Houve tempos em que era considerável a afluência de pessoas de fora, à igreja matriz do Alqueidão por causa do Jubileu de S. José. Vinham do Reguengo, dos Golfeiros, das Alcanadas e da Fonte dos Marcos. Até 1925 muitos foram os que se deslocavam ao Alqueidão a fim de ganharem o Jubileu.
Anos mais tarde o Revº.Padre Américo Ferreira actuou no sentido de manter e dar novos alentos a esta tradição local do culto de S. José, intensificando a vida religiosa.
Com este objectivo específico, instituiu o Sagrado Lausperene, que durava desde as 7,30 horas do sábado em que abriu o Jubileu, até domingo depois da missa solene às 8,30 horas.
Durante as horas do dia, a participação nele era livre para ambos os sexos. Para de noite, levando em conta o louvor permanente enquanto dura a exposição do Santíssimo, criou zonas para os diversos turnos de rapazes e de homens.
A primeira vez que este facto se verificou na Freguesia, as zonas estavam marcadas da seguinte maneira:
Das 23 horas às 24, velavam os homens dos Casais, Vales e Covão de Oles;
Das zero horas à uma coube aos rapazes, e da da uma às duas aos homens da Carreirancha até à Barreira;
Das duas às três aos homens da Barreira até à escola;
Das três às quatro pertenceu aos homens do Alqueidão, lado nascente da estrada que dá para o Celeiro; e das quatro às cinco abrangeu os homens compreendidos entre esta estrada e a que leva a Porto de Mós e a das cinco às seis esteve a cargo dos homens situados na parte sul desta estrada.
Com o passar do tempo esta devoção deixou de ser vivida com a intensidade que lhe é própria.
Este ano de 2013 o Padre Manuel Vitor de Pina Pedro incentivou os paroquianos a participar intensamente nas festividades em honra de São José.
Assim, das 00h00 até às 20h00 do dia 19, estará exposto o santíssimo Sacramento da Eucaristia. Nas horas da noite, cada hora vai ser assegurada por duas pessoas, numa sala aquecida preparada para o efeito.
Durante o dia o Santíssimo estará exposto na Igreja.
A santa Missa deste dia será às 20h00. Depois da santa Missa, haverá procissão com velas e a imagem do nosso grande padroeiro S. José. Depois haverá um lanche/convívio com café da avó e filhoses, biscoitos, etc. Estará também alguém para cantar algumas canções.
Este dia para mim é muito importante para mim, porque por causa de uma promessa foi registrado como data do meu nascimento o dia 19 de março quando nasci no Alqueidão e recebí o nome de José em homenagem ao meu avô paterno.
GostarGostar