São José

Dia 19 de Março celebramos o dia de São José, Padroeiro da Freguesia de Alqueidão da Serra.

Foi em resposta a um pedido que lhe fez o Padre Manuel Afonso e Silva, que o Papa Pio IX concedeu ao Alqueidão uma grande graça de natureza espiritual:  o Jubileu de São José. Estávamos em 11 de Julho de 1872.

São José

Houve tempos em que era considerável a afluência de pessoas de fora, à igreja matriz do Alqueidão por causa do Jubileu de S. José. Vinham do Reguengo, dos Golfeiros, das Alcanadas e da Fonte dos Marcos. Até 1925 muitos foram os que se deslocavam ao Alqueidão a fim de ganharem o Jubileu.

Anos mais tarde o Revº.Padre Américo Ferreira actuou no sentido de manter e dar novos alentos a esta tradição local do culto de S. José, intensificando a vida religiosa.

Com este objectivo específico, instituiu o Sagrado Lausperene, que durava desde as 7,30 horas do sábado em que abriu o Jubileu, até domingo depois da missa solene às 8,30 horas.

Durante as horas do dia, a participação nele era livre para ambos os sexos. Para de noite, levando em conta o louvor permanente enquanto dura a exposição do Santíssimo, criou zonas para os diversos turnos de rapazes e de homens.

A primeira vez que este facto se verificou na Freguesia, as zonas estavam marcadas da seguinte maneira:

Das 23 horas às 24, velavam os homens dos Casais, Vales e Covão de Oles;

Das zero horas à uma coube aos rapazes, e da da uma às duas aos homens da Carreirancha até à Barreira;

Das duas às três aos homens da Barreira até à escola;

Das três às quatro pertenceu aos homens do Alqueidão, lado nascente da estrada que dá para o Celeiro; e das quatro às cinco abrangeu os homens compreendidos entre esta estrada e a que leva a Porto de Mós e a das cinco às seis esteve a cargo dos homens situados na parte sul desta estrada.

saojosé

Com o passar do tempo esta devoção deixou de ser vivida com a intensidade que lhe é própria.

Este ano de 2013 o Padre Manuel Vitor de Pina Pedro incentivou os paroquianos a participar intensamente nas festividades em honra de São José.

Assim, das 00h00 até às 20h00 do dia 19, estará exposto o santíssimo Sacramento da Eucaristia. Nas horas da noite, cada hora vai ser assegurada por duas pessoas, numa sala aquecida preparada para o efeito.

 Durante o dia o Santíssimo estará exposto na Igreja.

A santa Missa deste dia será às 20h00.  Depois da santa Missa, haverá procissão com velas e a imagem do nosso grande padroeiro S. José. Depois haverá um lanche/convívio com café da avó e filhoses, biscoitos, etc. Estará também alguém para cantar algumas canções.

DSCN1754

DSCN1752

Esta entrada foi publicada em Devoções com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a São José

  1. José Frazãp diz:

    Este dia para mim é muito importante para mim, porque por causa de uma promessa foi registrado como data do meu nascimento o dia 19 de março quando nasci no Alqueidão e recebí o nome de José em homenagem ao meu avô paterno.

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s