A Casa da Sociedade

A Casa da Sociedade dos Trabalhadores Alqueidoenses ficava situada na Rua de Cima. Estávamos na década de 50. Era lá que a malta se juntava. Havia um rádio que entre outras coisas, transmitia as cerimónias do dia 13 em Fátima. Lá se organizavam os grupos de teatro e também os jogos de Futebol.

Nos anos 40  era conhecido como A Casa da Sociedade. Tinha um rádio, e era lá que a malta nova se juntava. Falavam sobre os teatros, as festas, o futebol, etc

Em 1 de Janeiro de 1954 foi criada “A Sociedade Desportiva Alqueidoense”. Era o principal movimento da terra, e arrastava atrás de si toda a classe trabalhadora. A sede era na Casa da Sociedade, também conhecida por “Café Alqueidoense”.

Ficava situado na Rua de Cima. Nos anos 40  era conhecido como A Casa da Sociedade.

Foram muitos os jogos de futebol organizados pela Casa da Sociedade, entre eles destacam-se os seguintes:

– No dia 19 de Setembro de 1956, no campo da Chã, entre o Grupo Recreativo Alqueidoense e o Grupo de São Mamede da Serra. Ganhou o Alqueidão por 5 a 2.

– No dia 23 de Dezembro de 1956, na Corredoura, entre o Grupo Recreativo Alqueidoense e o Grupo Desportivo da Corredura. A equipa do Alqueidão fez uma excelente exibição, e só devido à má arbitragem saiu derrotada por uma diferença mínima 2-3. Neste jogo amigável a equipa do Alqueidão teve a seguinte constituição: Adolfo, Batista, Viriato, Santos, Amadeu, Carvalho, Matos I, Matos II, Chico, Fernando e Cecílio. A receita deste encontro foi para os pobres das freguesias de São João e São Pedro.

– 13 de Fevereiro de 1957, no campo da Chã, perante numerosa assistência realizou-se o jogo entre o Grupo Recreativo Alqueidoense e o Vitória Futebol Club de Minde. Durante a primeira parte a equipa do Alqueidão dominou o terreno, chegando ao intervalo a ganhar por 2-0. Na segunda parte a equipa adversária assumiu o comando do jogo de forma a alterar o resultado. Resultado final: 3-3. Na equipa local alinhou: Adolfo, Batista, Artur, Santos, Amadeu, Carvalho, Matos I, Matos II, Chico, Fernando e Cecílio.

Esta entrada foi publicada em Vida Social. ligação permanente.

Uma resposta a A Casa da Sociedade

  1. Mario amado carvalho diz:

    E sempre saudavel recordar a nossa terra aquela que nos abriu os olhos pra vida , mesmo longe ,nao importa o pais que vivemos teremos sempre boas recordacoes da nossa terra natal .aonde aprendemos a ler e a escrever ,e ter amigos que nunca esquecemos ,mais uma vez muito obrigado a Sra Dulce gabriel para nos ligar ao nosso Alqueidao

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s