As Visitas da Imagem de Nossa Senhora

2016

DSC05826

Entre 13 de Maio de 2015 e 13 de Maio de 2016, a imagem Peregrina de Nossa Senhora saíu para visitar todas as dioceses de Portugal.

Foi no dia 10 de Maio de 2016 que a freguesia do Alqueidão da Serra recebeu a visita da  imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Este facto ficou para sempre assinalado numa placa que se encontra na parede lateral da Igreja Paroquial.

Depois das cerimónias no Reguengo do Fetal, a Imagem de Nossa Senhora chegou junto à placa do Alqueidão da Serra onde esperavam os elementos do grupo de BTT “os Destravados”, nas suas bicicletas.

Vieram em procissão até ao adro da igreja paroquial. As ruas por onde passaram estavam enfeitadas com velas e flores, e muitas pessoas esperavam no Cruzeiro com as suas velas acesas.

DSC05270

Quem esperou no adro da igreja assistiu a um filme sobre a visita da imagem de Nossa Senhora (que se venera na Capelinha), ao  Alqueidão da Serra em 1951.

A noite estava muito fria, com vento e chuva, no entanto o adro estava cheio de gente quando chegou a procissão que acompanhava a imagem de Nossa Senhora.

As crianças da catequese fizeram uma encenação de uma Aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, e acompanharam as cerimónias cantando junto com o Coral Calçada Romana.

DSC05283

O padre Manuel Pedro orientou a oração do terço, e no final houve uma largada de 50 balões representando as 50 contas do terço do Rosário.

Iniciou depois a procissão de velas em direcção a Porto de Mós. Enquanto decorreram as cerimónias no adro nunca choveu, e até o vento se calou.

As pessoas que acompanharam a Imagem de Nossa Senhora, a pé, numa procissão de 4 km até chegar a Porto de Mós, realçam o silencio. Não fazia vento nem frio nem chuva, só silencio e oração.

Chegando à Valicova havia tochas acesas espetadas no chão dos dois lados da estrada, que as pessoas agarraram e levaram a acompanhar a imagem de Nossa Senhora.

Pararam ao passar pelo Centro de Cuidados Continuados, onde os trabalhadores daquela unidade de saúde fizeram uma homenagem à Virgem Peregrina.

A procissão seguiu até à igreja de São João onde aguardava a Banda Recreativa que, depois de um momento de oração, acompanhou Nossa Senhora até à igreja de São Pedro.

A imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima permaneceu na Igreja de São Pedro, em vigília de oração até ao dia seguinte.

1951

Entre 9 de Junho e 13 de Agosto de 1951, a imagem de Nossa Senhora que se venera na Capelinha das Aparições, saíu para visitar todas as paróquias da Diocese de Leiria.

Foi nos dias 6 e 7 de Julho de 1951 que a freguesia do Alqueidão da Serra recebeu a visita da  imagem de Nossa Senhora de Fátima. Este facto ficou para sempre assinalado numa placa que se encontra na parede lateral da Igreja Paroquial.

Placa Comemorativa da Visita da Imagem qque se venera na Capelinha

Naqueles dias o  povo do Alqueidão da Serra esmerou-se para mostrar a sua grande devoção a Nossa Senhora.

A Imagem chegou em procissão aos limites da freguesia onde foi recebida pelo pároco e pelo povo do Alqueidão da Serra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os pátios, as varandas das casas antigas, as pequenas escadas de acesso, os peitoris das janelas, tudo estava enfeitado. E eram tantas as luzes que só a curta distancia se percebia que não era uma linha contínua de luz, mas sim uma série de velinhas quase juntas.

A verdura misturada com pequenas flores, formava arcos que embelezavam todas as ruas. A simplicidade dos arranjos e a originalidade de certos pormenores deixavam encantadas as pessoas que vinham de fora.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Meia hora depois da meia noite começou a adoração ao Santíssimo Sacramento num altar erguido no adro, todo revestido de alecrim, rosmaninho e flores da serra. Ao lado estava o pequeno trono de Nossa Senhora.

IMG_0005 (1)

Foi às 5,30 horas a comunhão geral e em seguida dois sacerdotes foram visitar os doentes impossibilitados a quem confessaram e deram a Sagrada Comunhão.

Logo de seguida partiram para os Bouceiros para incentivar as pessoas daquele lugar a tomar parte das cerimónias do dia, a mais importante das quais foi a missa, seguida da benção dos doentes. Nesta missa fez-se um ofertório solene, onde todas as zonas da freguesia ofereceram vinho, trigo, cera, mel e um cordeirinho.

Terminada a missa começou a procissão para a entrega da imagem a Porto de Mós. À hora marcada chegaram ao limite da freguesia, onde se encontraram com a procissão organizada pelo povo de Porto de Mós. O Sr. Prior do Alqueidão despediu-se e entregou a imagem às autoridades de Porto de Mós.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dos dois lados do vale, nas duas estradas de luz não cessavam as aclamações, os vivas, o levantar de velas, a saudar Nossa Senhora ou a despedir-se dela. Muitas das pessoas do Alqueidão ainda continuaram até Porto de Mós.

Recorte do Jornal "Sol da Serra de Julho de 1956

Recorte do Jornal “Sol da Serra de Julho de 1956

1954

Em 1954 para celebrar o 3º aniversário da honrosa visita de 1951, teve inicio a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima que veneramos na nossa igreja, por todos os lugares da paróquia.

Esta peregrinação durou três semanas, estando em cada lugar mais ou menos dias, em atenção ao numero de famílias. O entusiasmo foi muito grande. Todos mostraram muito interesse em tornar proveitosa a visita da imagem em cada lugar.

A imagem venerada na nossa Igreja foi levada em procissão pelo meio da serra até aos lugares mais distantes da freguesia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Esta entrada foi publicada em Devoções com as etiquetas . ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s