Celebra-se no dia 8 de Dezembro a vida e virtude da Virgem Maria mãe de Jesus, concebida sem pecado original. Este dogma de fé foi definido como festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV.
Em Portugal o dia 8 de Dezembro é feriado nacional.
Em 25 de Março de 1646 numa cerimónia solene em Vila Viçosa, D.João IV agradeceu pela restauração da independência de Portugal em relação a Espanha, e declarou Nossa Senhora da Conceição como a padroeira e rainha de Portugal, e de todos os domínios portugueses, dando-Lhe honras de soberana e oferecendo-lhe a coroa real.
Depois desse dia mais nenhum rei português usou coroa na cabeça porque esse privilégio estava disponível apenas para a Imaculada Conceição.
No Alqueidão, a missa do dia 8 de Dezembro é solenizada, dando grande destaque à imagem de Nossa Senhora da Conceição que é colocada junto ao altar. Esta data é geralmente escolhida para a celebração de casamentos ou batizados.
Este ano de 2013 pudemos contar com a presença do padre José Frazão Correia, e durante a celebração foi batizada uma menina.
Cânticos tradicionais
Nossa Senhora mãe de Jesus
Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Dá-nos a graça da Tua luz, Virgem Maria, divina Flor, Dá-nos a esmola do Teu amor! Miraculosa, Rainha dos Céus, Sob o Teu manto, tecido de luz, Faz com que a guerra se acabe na terra, E haja entre os homens a paz de Jesus! Se em Teu regaço, bendita Mãe, Toda amargura remédio tem: As nossas almas pedem que vás, Junto da guerra, fazer a paz! Pelas crianças, flor’s em botão, Pelos velhinhos, sem lar, nem pão, Pelos soldados que à guerra vão, Senhora, escuta a nossa oração! Virgem sob’rana e Mãe de Deus, Ouvi as preces dos filhos Teus, E lá do Céu vem nos valer, A paz de Deus vem nos trazer!