8 de Dezembro

1936

Tinha sido fundada recentemente em Porto de Mós a Juventude da Acção Católica e para formalizar esta nova instituição iria fazer-se um grande encontro de jovens.

Era dia de Nossa Senhora da Conceição, os jovens do Alqueidão e das outras localidades do concelho de Porto de Mós, com seus pais e catequistas, dirigiram-se para o local escolhido para o efeito, a escola de Porto de Mós (onde está actualmente o quartel dos bombeiros).

De entre as crianças que seguiam para a escola destacavam-de as da Cruzada Eucarística, com seus fatinhos brancos com uma cruz vermelha sobre o peito.

Uniforme da Cruzada Eucarística

Uniforme da Cruzada Eucarística

O edifício da escola ficou coberto de gente. As salas do rés do chão e do 1º andar estavam cheias e ainda havia pessoas muitas pessoas no átrio e nos corredores e até sentadas nas janelas.

Na sala do 1º andar estavam as meninas e os meninos da Cruzada Eucarística rodeados por muitas pessoas que se comprimiam umas contra os outros por falta de espaço, quando o chão cedeu, caindo sobre os que estavam no rés do chão.

O Dr. Galamba anuncia que vai eleger-se o presidente da Juventude da Acção Católica, começa algumas explicações prévias e ouve-se um estalo de madeira a rasgar, soa um estrondo medonho, em uníssono com um pavoroso grito humano; o pavimento abre-se ao meio, longitudinalmente, onde estão as crianças; bate no pavimento do rés-do-chão; este abre-se, também, dando mais cerca de três metros àquele fatídico funil.”

(Texto de João Matias na primeira evocação do desastre da escola).
 

Este acidente causou a morte a 36 crianças e 8 adultos, num total de 44 vítimas, entre centenas de feridos.

A Voz do Domingo

Como forma de homenagear as vítimas, os familiares e os sobreviventes deste acidente, a Câmara de Porto de Mós editou o livro  “Voz às Memórias”, uma obra que apresenta uma série de depoimentos dados na primeira pessoa, por quem viu e sobreviveu ao desastre.

Foi também colocada no local do acidente uma placa onde constam os nomes e as localidades dos que aqui perderam a vida.

DSCN3604

Esta entrada foi publicada em Datas com História. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s