A devoção ao Santíssimo Nome de Jesus foi pregada e difundida por São Bernardino de Sena e pelos Franciscanos.
Em Camaiore di Luca, na Itália, começou a celebrar-se a festa depois de aprovada para a Ordem dos Franciscanos em 1530, e posteriormente sob o pontificado de Inocêncio XIII (1721) foi estendida a toda a Igreja.
O próprio Deus revelou o Nome que devia ser dado ao Verbo Encarnado, para significar a sua missão de Salvador do género humano. O SS. Nome de Jesus é um nome grande e eterno, vitorioso e misericordioso, o único que nos pode salvar. É alegria para o coração… “Ilumina, conforta e nutre; é luz, remédio e alimento” (S. Bernardo).
“Jesus é o mais fiel amigo da alma; é o benfeitor mais generoso, que por ela se imola sobre o altar, por ela entrega-se sem reservas e se oferece em alimento e sustento. É o advogado mais poderoso, que cuida incessantemente de seus interesses junto do Pai; é “título de eterna predestinação””. (Missal Romano)
Por altura do Natal, no espaço de tempo compreendido entre o dia de Natal e o dia de Reis, no fim das missas de Domingo no Alqueidão o sacerdote dá a beijar a imagem do Menino Jesus.
Adoração ao Menino Cantemos com alegria Não temos que recear Nasceu-nos hoje o Messias O Deus que nos vem salvar. Eu vos adoro Menino Filho de Deus humanado Que da Virgem fostes nado Por minha culpa, por minha culpa e pecado. Eis Jesus recém nascido, O Ungido do Senhor, Eis a promessa de Deus, Eis o nosso Redentor. Nasceu numa pobre gruta, No meio dos animais, O Deus do Céu e da Terra Que vem trazer-nos a paz. Numa humilde manjedoura, Em noite de denso véu, De nascer não se desdoura O Rei da Terra e do Céu. Fez-se pobre com os pobres, C’os pequenos pequenino, Para a todos tornar nobres Quis partilhar seu destino Os tristes têm conforto, Os humildes protector, Os pobrezinhos um pai E o mundo um Salvador. Colhei florinhas do Campo Trazei-Lhe prendas de amor, Vinde cantar o Bendito Ao Divino Redentor. Alegrem-se os céus e a terra Alegrem-se os céu e a terra, cantemos com alegria, que já nasceu o menino, filho da Virgem Maria. Ó meu Menino Jesus, ó meu Menino tão belo, logo vieste nascer na noite do caramelo. Entrai, pastores, entrai por este portal Sagrado. Vinde adorar o menino numas palhinhas deitado. Pastorinhos do deserto todos correm para o ver trazem mil e um presentes para o menino comer. O meu Menino Jesus convosco é que eu estou bem nada deste mundo quero nada me parece bem Alegrem-se o céu e a terra cantemos com alegria já nasceu o Deus Menino filho da Virgem Maria Deus menino já nasceu andai ver o rei dos reis ele é quem governa o céu quer que vós o adoreis Ó meu menino Jesus que lindo amor perfeito se vem muito cansadinho vem descansar em meu peito.