1 de Janeiro

Antigamente no dia 1 de Janeiro de cada ano tinha lugar a festa em honra de São Silvestre, na Capela de Nossa Senhora da Tojeirinha, à volta da qual os animais eram levados para darem 3 voltas à Capela e depois eram benzidos pelo pároco da freguesia, numa cerimónia solene no exterior da Capela. Seguia-se a tradicional venda de pinhões.

Durante todo o ano, os animais eram uma preciosa ajuda nos trabalhos do campo. Os bois puxavam o arado na altura de lavrar a terra, e em muitos outros trabalhos.

boi

Os burros carregavam todo o tipo de produtos da terra, alfaias agrícolas, água, pessoas, e ainda faziam a debulha, dando voltas e mais voltas na eira até se separar a palha dos cereais.

Como não existiam estradas de acesso aos campos agrícolas, e alguns deles situavam-se bem longe da aldeia, os burros circulavam facilmente por qualquer caminho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ir à Capela de Nossa Senhora da Tojeirinha benzer os animais no ínicio de cada ano, era uma tradição com grande significado para as pessoas da aldeia.

festa1

Aos poucos a força dos animais foi sendo substituída por máquinas e os animais deixaram de ser necessários para os trabalhos agrícolas, que também foram diminuindo, uma vez que as pessoas se dedicaram a outras actividades. No entanto a tradição mantêm-se até aos dias de hoje.

Neste novo ano de 2014 a santa missa do dia 1 de Janeiro foi celebrada pelo padre José Frazão Correia e pelo Padre Manuel. Na homilia o Padre Frazão salientou que Deus quis nascer como qualquer um de nós para poder estar presente nas nossas coisas, e que não é preciso abandonar nada para estar perto de Deus. Ele está na nossa família, no nosso trabalho e nas coisas que usamos todos os dias.

DSCN3835

Logo de seguida se organizou a tradicional procissão até à Capela de Nossa Senhora da Tojeirinha, onde o sacerdote invocou a benção de Deus para toda a Natureza e para as pessoas presentes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Seguiu-se a tradicional venda dos pinhões.

Esta entrada foi publicada em Datas com História. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s