Malva é uma planta que aparece espontâneamente nos nossos terrenos e é considerada como uma erva daninha e invasora.
No entanto, de acordo com um estudo publicado no International Journal of Food Sciences and Nutrition, em 2004, as malvas demonstraram uma grande acção antioxidante, razão pela qual os investigadores aconselham a sua ingestão frequente como chá ou alimento.
Esta planta apresenta propriedades emolientes (suavizante da pele e mucosas inflamadas) e laxantes suaves que lubrificam as paredes do intestino. Também contém taninos que têm efeito regenerador dos tecidos, flavonóides e um óleo essencial com acção antibiótica e antioxidante.
É indicada para o tratamento de problemas digestivos (gastrite, azia, úlcera de estômago e duodeno). Melhora o trânsito intestinal e alivia as colites. Para prisão de ventre grave pode-se fazer um clister com o seu chá. Aplica-se ainda em lavagens para inflamações e infecções da pele. Nos problemas respiratórios funciona como anti-inflamatório, facilita a saída da expectoração e suaviza os tecidos irritados. Usa-se em chá e gargarejos.
Sempre que seja necessário um efeito calmante do aparelho digestivo, urinário ou respiratório as malvas são sempre um bom remédio de acção suavizante. Em forma de gargarejos é muito útil para tratar inflamações da boca e gengivas. Depois de uma longa caminhada um chazinho de malvas ajuda a compensar os efeitos de desidratação.
Como preparar as malvas
Para fazer o Chá
Levar um litro de água com uma colher de sopa de folhas picadas de Malva ao lume até ferver. Logo que levante fervura retire do lume, tape, deixe amornar e coe. Beba duas chávenas de chá por dia.
Utilização em Culinária
As folhas das malvas podem ser utilizadas e cozinhadas como o espinafre, as acelgas ou as couves, em sopas e saladas, são muito nutritivas para mulheres em fase de amamentação porque alimentam e estimulam a produção do leite.
Sopa de Malvas
Ingredientes:
- 1 litro de caldo de galinha
- 2 punhados de malvas (folhas e flores lilás)
- 2 ovos cozidos
- 50 gr. queijo ralado
Preparação:
Ferver o caldo de galinha com as folhas de malva cortados em juliana. Deixe ferver por 15 minutos.
No último minuto, juntar os ovos cozidos picados, o queijo ralado e finalmente, as flores.