A pequena lagoa cujo diâmetro não deve ultrapassar os 6 metros, situa-se perto da estrada que liga o Alqueidão às Covas Altas.
Era nos terrenos junto a esta lagoa que antigamente a malta se juntava para jogar futebol. Os jogos realizavam-se entre a equipa do Alqueidão, e as equipas dos lugares vizinhos (Bouceiros, São Mamede, Demó, etc.).
As pessoas que vinham dos diversos lugares da freguesia faziam grandes piqueniques junto à lagoa, assistiam aos jogos de futebol e passavam lá as tardes de domingo em alegre convívio.
Surgiu então a ideia de comprar o terreno da Chã para a prática desportiva. Foi por volta do ano de 1942 que os jovens levaram a cabo várias iniciativas, entre as quais representações teatrais, com cujo proveito haveriam de pagar o terreno onde fizeram o Campo da Chã.
Os terrenos junto à lagoa deixaram de ser frequentados para a prática desportiva, e alguns anos mais tarde foram feitos no local desaterros e movimentos de terras, e foi também alcatroada a estrada. Como consequência a Lagoa passou a ter menos água, e nos meses quentes de verão ela é quase inexistente.

Lagoa do Chão Nogueira em Janeiro de 2014

A Lagoa do Chão Nogueira na Primavera de 2016. Fotografia de 22 de Abril de 2016