Terça-Feira de Carnaval

O Carnaval é uma festa pagã que se comemora em Portugal sempre a uma terça-feira, 47 dias antes do Domingo de Páscoa. É um dia de feriado (se assim estiver estabelecido no contrato coletivo de trabalho).

As crianças festejam o Carnaval com trajes coloridos, e vestem os seus disfarces no domingo gordo e na terça-feira de Carnaval. Os mais velhos também se divertem usando fatos que representam uma determinada categoria profissional, personagem de cinema, desenhos animados, etc.

O Carnaval começou a ser festejado pelo povo grego em 600 a 520 a.C., como forma de agradecimento aos deuses pela boas colheitas do ano.

No ano 590 d.C, o Carnaval começou a ser festejado pela Igreja Católica. Este dia marca a véspera do período de jejum e privações que se vai iniciar e que se chama “quaresma”, por isso as populações festejam e servem refeições onde abunda a carne e também os doces, para preparar o período de privações que se inicia no dia seguinte (quarta-feira de cinzas).

Para além dos cortejos de Carnaval que se realizam em Porto de Mós, na Batalha, na Nazaré, etc., no Alqueidão este dia costuma ser festejado no CCR, no Centro de Dia da 3ª idade e na escola.

Esta entrada foi publicada em Costumes e Tradições. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s