Quarta-Feira de Cinzas

Quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma. Ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos, e o seu posicionamento no calendário varia todos os anos, dependendo da data da Páscoa.

As cinzas que se recebem neste dia lembram aos cristãos o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Quarta Feira de CinzasNeste dia é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas nesta cerimónia provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, às quais se mistura água benta.

De acordo com a tradição, o sacerdote utiliza essas cinzas para fazer uma cruz na fronte de cada pessoa presente na missa, enquanto diz a frase “Lembra-te ò homem que és pó e que ao pó hás-de voltar” ou “Convertei-vos e acreditai no Evangelho”.

Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como objectivo fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, quem acredita nele acompanha-O no seu sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta.

Jejum e abstinência

O jejum é uma forma de penitência que consiste na privação de alimentos. Na disciplina tradicional da Igreja o jejum fazia-se limitando-se a alimentação diária a uma refeição, embora não se excluísse que se pudessem tomar alimentos ligeiros às horas das outras refeições.

A abstinência consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre. Na disciplina tradicional da Igreja era a abstenção de carne. É muito aconselhável manter esta forma de abstinência, particularmente nas sextas-feiras da Quaresma, no entanto, poderá ser substituída pela privação de outros alimentos e bebidas, sobretudo mais requintados e dispendiosos ou da especial preferência de cada um.

Dicas sobre o Jejum e Abstinência Quaresmais

 Jejum

São dois os dias de jejum quaresmal: Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa.
Estão obrigados ao jejum todos os maiores de idade até os 59 anos (depois disso, o jejum é recomendável, não obrigatório). Doentes e gestantes estão dispensados.
Podem fazer-se duas refeições, uma completa e outra pela metade. Por exemplo, se alguém quiser almoçar na quantidade habitual, que jante a metade daquilo que é habitual.

Abstinência

Todos os maiores de 14 anos estão obrigados a abster-se de carne na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.
A abstinência de carne abrange todos os tipos de carne: bovina, suína e também a carne de frango. Não se trata de abstinência de “carne vermelha”, mas de qualquer tipo de carne.
É permitido o consumo de ovos, peixe e queijo. Recomenda-se vivamente aos fiéis que não gastem dinheiro com peixes caros, pois não se observaria a austeridade própria de um dia de abstinência.

Esta entrada foi publicada em Costumes e Tradições. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s