Chinquilho

O jogo “chiquilho” era antigamente muito popular entre os homens do Alqueidão, que costumavam juntar-se no Caminho Velho aos fins de semana.

cinquilho

Para jogar são necessárias as Malhas e os Fitos:

As Malhas devem ter a forma de disco e devem ser confeccionadas em aço obedecendo às seguintes medidas:

  • Diâmetro: 9 centímetros (mínimo) e 11 centímetros (máximo).
  • Peso: 600 gramas (mínimo) e 800 gramas (máximo).
  • Espessura do centro: 135 milímetros aproximadamente.

Os Fitos deverão ser de madeira, de forma cilíndrica e com a ponta arredondada, com as seguintes medidas:

  • Comprimento total: 18 centímetros.
  • Diâmetro: 03 centímetros.
  • Comprimento da parte cilíndrica: 13 centímetros a partir da base.
  • Raio da ponta: 2,5 milímetros.

Joga-se por equipes. Os parceiros colocam-se cada um numa cabeceira do campo, de modo a ficarem lado a lado com o adversário.

Chinquilho1

Objectivo

Os jogadores lançarão as malhas, procurando derrubar o fito da outra cabeceira e/ou deixar a malha o mais próximo possível.

Arremessos

A jogada de uma cabeceira é considerada completa quando todos os jogadores tiverem efectuado os seus arremessos de um dos lados do campo, sendo que a jogada estará completa totalmente quando todos jogadores de uma e de outra cabeceira tiverem arremessado as suas respectivas malhas, num total de dezasseis malhas.

Pontuação

Serão considerados quatro pontos para a equipa cujo atleta arremessar a malha, e esta atingir o pino no circulo existente na cabeceira oposta do campo, derrubando-o.

Serão considerados dois pontos para cada malha que penetrar totalmente no circulo interno e ficar mais próxima do pino que a do adversário, depois de concluída a jogada da cabeceira oposta.

Bola e Fito

Muito antes do jogo do chinquilho, quando os pastores andavam pelas serras com os seus rebanhos, os homens juntavam-se aos fins de semana no Caminho Velho, para jogar um jogo a que chamavam “O jogo da Bola”.

Podiam jogar 4, 6, ou 8 pessoas de maneira a formarem dois grupos. Se fosse só com quatro pessoas o jogo era ganho pelo primeiro grupo de dois que derrubasse o fito de madeira 12 vezes, ou atingisse os 24 pontos.

Cada vez que se deitasse o fito ao chão marcava-se 2 pontos. Cada vez que a bola de madeira (meio palmo de tronco de oliveira) ficasse mais perto de fito, ganhava um ponto.

Esta entrada foi publicada em Jogos Tradicionais com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a Chinquilho

  1. José de Sousa Conteiro diz:

    Na relação de ex-combatentes da Guerra Colonial há a refeência de um morto na guerra e não dizem o nome dele. Chamava-se Júlio Carvalho Calvário e o seu nome não figura na lista. Menciona-se lá um militar nascido em 1944 com o nome de João Carvalho Calvário. Talvez esteja trocado. J.Conteiro

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!