O Dia Mundial da criança celebra-se em todo o mundo desde 1950, data em que a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs à ONU a definição de um dia dedicado às crianças.
A data efectiva da comemoração varia de país para país, no entanto em Portugal festeja-se a 1 de Junho.
Para comemorar este dia fazem-se diversas actividades com as crianças, reflectindo sobre os direitos das crianças, e lembrando principalmente as que continuam a passar fome, as que estão doentes, as que são maltratadas ou abandonadas.
No ano 2000, no Alqueidão este dia foi comemorado pelos professores e crianças da escola com um almoço na Calçada Romana.
As crianças brincavam ao ar livre quando viram as panelas com o seu almoço chegar em cima de uma carroça puxada por um burro.
Depois de serviço o almoço as crianças lá ficaram a celebrar o seu dia com os professores, enquanto as auxiliares voltaram de burro para a cantina.
Todos os anos este dia é festejado, sendo promovidas diversas actividades com as crianças.
Neste ano de 2014, as comemorações do Dia da Criança vão realizar-se no Campo de Futebol do Alqueidão, com diversas atividades de entretenimento e um espaço de “comes e bebes”, que têm como ojetivo concreto ajudar uma criança, o António Gabriel, que nasceu com uma doença rara, e precisa de fazer tratamentos no Instituto Luso-Cubano de Neurologia no Porto.
Assim, no dia 1 de Junho de 2014, a partir das 14 horas no Campo de Futebol do Alqueidão haverá torneio de futebol juvenil, jogos tradicionais, insufláveis, musica, sorteio de prémios, porco no espeto, café d’avó e bolos.
Com o montante angariado nesta e noutras iniciativas, e com a solidariedade de todos os que se quiserem juntar a esta causa, será possível pagar os tratamentos indispensáveis que vão permitir ao António ter uma vida mais feliz.