Dia da Espiga

O dia da Espiga celebra-se no dia de Quinta-feira da Ascensão que ocorre 40 dias depois da Páscoa. Este dia foi feriado nacional até 1952.

No Alqueidão neste dia ninguém trabalhava. Era o dia mais santo do ano. Não se podiam fazer os queijos porque o leite não coalhava. Diziam que neste dia nem o pão levedava e que nem os passarinhos boliam nos seus ninhos. Tudo parava.

O Padre Manuel Ferreira adorava promover piqueniques neste dia e celebrar a missa do dia da Ascenção no meio do campo. Com o farnel preparado, uns iam de burro outros a pé para o piquenique na serra, onde se juntavam com os que moravam nos Bouceiros e nos outros lugares mais distantes da sede da freguesia.

Tradicionalmente, de manhã cedo, rapazes e raparigas iam para o campo apanhar a espiga e outras flores do campo, e com elas formavam um ramo que tinha que ter obrigatoriamente: Espiga, Malmequer, Papoila, Oliveira, Videira e Alecrim. Cada um destes elementos simbolizava um desejo:

  • A Espiga: que haja pão
  • Malmequer: que haja ouro e prata
  • Papoila: que haja amor e vida
  • Oliveira: que haja azeite, paz e luz
  • Videira: que haja vinho e alegria
  • Alecrim: que haja saúde e força

O ramo era pendurado algures dentro de casa e guardado até ao Dia da Espiga do ano seguinte.

DIA DA ESPIGA

Depois assistia-se às cerimónias próprias da Quinta Feira da Ascenção, comemorando o dia em que Jesus Ressuscitado foi elevado ao Céu com o seu corpo físico, na presença de onze dos seus apóstolos.

Nos dias que correm a quinta feira da Ascenção é um dia normal de trabalho e a tradição de ir apanhar o raminho da espiga foi perdendo o significado, no entanto as crianças da escola, acompanhadas pelos seus professores, ainda costumam dar um passeio pelo campo neste dia, e apanhar o seu raminho de flores silvestres.

Actualmente a Quinta-Feira da Ascenção é feriado municipal nos concelhos de Alcanena, Alenquer, Almeirim, Alter do Chão, Alvito, Anadia, Ansião, Arraiolos, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Beja, Benavente, Cartaxo, Castro Verde, Chamusca, Estremoz, Golegã, Loulé, Mafra, Marinha Grande, Mealhada, Melgaço, Monchique, Mortágua, Oliveira do Bairro, Quarteira, Salvaterra de Magos, Santa Comba Dão, Sobral de Monte Agraço, Torres Novas, Vidigueira, e Vila Franca de Xira.

Os países em que actualmente este dia é feriado oficial são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Luxemburgo, os Países Baixos, Noruega, Suécia e a Suíça.

(Fonte: Tradição oral e Wikipédia. As fotos antigas foram cedidas pelo Professor Carlos)
Esta entrada foi publicada em Costumes e Tradições. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s