Catequese

Celebramos hoje no Alqueidão, a festa de Pentecostes (o quinquagésimo dia), uma das celebrações importantes do calendário cristão.

Pentecostes é a festa cristã na qual se comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, quando estes se encontravam reunidos no Cenáculo em oração.

A celebração deste acontecimento ocorre 50 dias depois do domingo de Páscoa, e no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus.

Os catequistas, apóstolos de Jesus Cristo, têm por missão transmitir às crianças os ensinamentos de Jesus. A catequese é o ensinamento essencial da fé e faz parte da ação evangelizadora da Igreja.

O encerramento do ano de catequese ocorreu hoje, domingo de Pentecostes, com uma missa campal na Calçada Romana, celebrada pelo Padre Manuel Pedro, a que se seguiu um almoço partilhado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Antigamente no Alqueidão as crianças viviam em lares com tradições cristãs fortemente enraízadas, estavam habituadas a rezar o terço em família, a assistir à missa com os pais, e eram ensinadas a respeitar sempre os outros, o que incluía naturalmente professores e catequistas.

Os Catequistas trabalhavam em estreita colaboração com o Pároco e em conjunto com os pais, para a educação cristã das crianças.

Os grupos de catequese eram separados por meninos e meninas, e reuniam sempre e só ao domingo, nos espaços possíveis, por exemplo, na capela-mor da Igreja Paroquial por detrás do Sacrário, no Coro, na Casa de trabalho, na Capela etc. Muitas vezes no verão a catequese era ao ar livre.

Das actividades da catequese faziam parte algumas representações teatrais como o nascimento e a Paixão de Jesus e também e a vida de alguns santos como exemplos de vida cristã.

Ser catequista é uma missão e um compromisso. É guiar rumo ao encontro com Jesus com palavras e com testemunhos de vida. É transmitir conhecimentos sobre a doutrina e educar as crianças à luz da fé.

 

Esta entrada foi publicada em Associações Religiosas. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s